Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60578

Compartilhe esta página

Título: Ritmicidade circadiana de atividade-repouso e memória de universitários no primeiro e segundo anos da pandemia da COVID- 19
Autor(es): DAVID, Mírian Celly Medeiros Miranda
Palavras-chave: Ritmo biológico; Cognição; Estudantes; Distanciamento social; Sono; Pandemia
Data do documento: 26-Set-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: DAVID, Mírian Celly Medeiros Miranda. Ritmicidade circadiana de atividade-repouso e memória de universitários no primeiro e segundo anos da pandemia da COVID-19. 2024. Tese (Doutorado em Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Durante a pandemia da COVID-19, os universitários foram expostos abruptamente ao ensino remoto, acarretando modificações na exposição ao ciclo claro-escuro, ciclo sono-vigília e interação social, que podem repercutir nos processos mnemônicos. Assim, objetivou-se investigar a relação entre o ritmo circadiano da atividade-repouso e a memória de universitários no primeiro e segundo anos da pandemia da COVID- 19. O estudo foi realizado entre agosto e novembro de 2020 (n= 70) e entre julho e dezembro de 2021 (n= 103). Incluiu-se universitários de ambos os sexos, entre 18 e 30 anos. Utilizou-se os instrumentos: actígrafo por 14 dias para avaliar o ritmo de atividade-repouso; Teste da Figura Complexa de Rey-Osterrieth para avaliar a memória visuoespacial; Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey para memória e aprendizado verbais; Digit Span Test para memória numérica sequencial; e o Questionário de Matutinidade e Vespertinidade para verificar o cronotipo. Os resultados mostraram maior percentual de indivíduos com cronotipo intermediário ou vespertino em ambos os momentos da pesquisa. A estabilidade interdiária, índice de função circadiana e potência espectral foram menores em 2021. Entretanto, a memória verbal de curta e longa duração, a capacidade de aprendizado e a habilidade visuoespacial dos universitários foram mais eficientes em 2021. Em 2020, verificou- se correlação de M10, estabilidade interdiária, mesor, amplitude e potência espectral com os dados de memória numérica sequencial, enquanto em 2021, foi o onset L5, variabilidade intradiária, e acrofase que apresentaram relação com este subtipo de memória. A memória verbal em 2020 relacionou-se com a amplitude relativa e variabilidade intradiária, enquanto em 2021 tal relação ocorreu com os onsets M10 e L5, M10, estabilidade interdiária, índice de função circadiana, potência espectral, mesor e acrofase. Quando realizada a regressão, observou-se que a estabilidade interdiária apresentou predição mais intensa para a memória de trabalho verbal e interferência proativa em 2021. Portanto, o ajuste circadiano da atividade-repouso está relacionado às mudanças das memórias de trabalho e verbal e do aprendizado de universitários. Isto ocorre de formas distintas durante a pandemia, com maior impacto do sistema de temporização circadiana na memória e aprendizado durante o ensino híbrido.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60578
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Mírian Celly Medeiros Miranda David.pdf
  Item embargado até 2027-02-27
4,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons