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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60578

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dc.contributor.advisorMATOS, Rhowena Jane Barbosa de-
dc.contributor.authorDAVID, Mírian Celly Medeiros Miranda-
dc.date.accessioned2025-02-27T16:00:14Z-
dc.date.available2025-02-27T16:00:14Z-
dc.date.issued2024-09-26-
dc.identifier.citationDAVID, Mírian Celly Medeiros Miranda. Ritmicidade circadiana de atividade-repouso e memória de universitários no primeiro e segundo anos da pandemia da COVID-19. 2024. Tese (Doutorado em Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60578-
dc.description.abstractDurante a pandemia da COVID-19, os universitários foram expostos abruptamente ao ensino remoto, acarretando modificações na exposição ao ciclo claro-escuro, ciclo sono-vigília e interação social, que podem repercutir nos processos mnemônicos. Assim, objetivou-se investigar a relação entre o ritmo circadiano da atividade-repouso e a memória de universitários no primeiro e segundo anos da pandemia da COVID- 19. O estudo foi realizado entre agosto e novembro de 2020 (n= 70) e entre julho e dezembro de 2021 (n= 103). Incluiu-se universitários de ambos os sexos, entre 18 e 30 anos. Utilizou-se os instrumentos: actígrafo por 14 dias para avaliar o ritmo de atividade-repouso; Teste da Figura Complexa de Rey-Osterrieth para avaliar a memória visuoespacial; Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey para memória e aprendizado verbais; Digit Span Test para memória numérica sequencial; e o Questionário de Matutinidade e Vespertinidade para verificar o cronotipo. Os resultados mostraram maior percentual de indivíduos com cronotipo intermediário ou vespertino em ambos os momentos da pesquisa. A estabilidade interdiária, índice de função circadiana e potência espectral foram menores em 2021. Entretanto, a memória verbal de curta e longa duração, a capacidade de aprendizado e a habilidade visuoespacial dos universitários foram mais eficientes em 2021. Em 2020, verificou- se correlação de M10, estabilidade interdiária, mesor, amplitude e potência espectral com os dados de memória numérica sequencial, enquanto em 2021, foi o onset L5, variabilidade intradiária, e acrofase que apresentaram relação com este subtipo de memória. A memória verbal em 2020 relacionou-se com a amplitude relativa e variabilidade intradiária, enquanto em 2021 tal relação ocorreu com os onsets M10 e L5, M10, estabilidade interdiária, índice de função circadiana, potência espectral, mesor e acrofase. Quando realizada a regressão, observou-se que a estabilidade interdiária apresentou predição mais intensa para a memória de trabalho verbal e interferência proativa em 2021. Portanto, o ajuste circadiano da atividade-repouso está relacionado às mudanças das memórias de trabalho e verbal e do aprendizado de universitários. Isto ocorre de formas distintas durante a pandemia, com maior impacto do sistema de temporização circadiana na memória e aprendizado durante o ensino híbrido.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRitmo biológicopt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectDistanciamento socialpt_BR
dc.subjectSonopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleRitmicidade circadiana de atividade-repouso e memória de universitários no primeiro e segundo anos da pandemia da COVID- 19pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coDUARTE, Leandro Lourenção-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1505049737364402pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3471635415256121pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Neuropsiquiatria e Ciencia do Comportamentopt_BR
dc.description.abstractxDuring the COVID-19 pandemic, college students were abruptly exposed to remote learning, leading to changes in daily behaviors such as exposure to the light-dark cycle, sleep-wake cycle and social interaction, which can impact mnemonic processes. Thus, the aim of this study was to investigate the relationship between the circadian rest-activity rhythm and memory of college students in the first and second years of the COVID-19 pandemic. The study was carried out between August and November 2020 (N= 70) and between July and December 2021 (N= 103). College students of both sexes, between 18 and 30 years old were included. The following instruments were used: actigraph for 14 days to assess the rest-activity rhythm; Rey- Osterrieth Complex Figure Test to assess visuospatial memory; Rey Auditory-Verbal Learning Test for verbal memory and learning; Digit Span Test for sequential numerical memory; and Morningness and Eveningness Questionnaire to verify chronotype. The results showed a higher percentage of individuals with an intermediate or evening chronotype at both moments of the study. Interdaily stability, circadian function index, and spectral power were lower in 2021. However, short- and long-term verbal memory, learning ability, and visuospatial ability of college students were more efficient in 2021. In 2020, there was a correlation between M10, interdaily stability, mesor, amplitude, and spectral power with sequential numerical memory data, while in 2021, it was the L5 onset, intradaily variability, and acrophase that showed a relationship with this memory subtype. Verbal memory in 2020 was related to relative amplitude and intradaily variability, while in 2021 such a relationship occurred with the M10 and L5 onsets, M10, interdaily stability, circadian function index, spectral power, mesor, and acrophase. When the regression was performed, it was observed that interdaily stability presented a stronger prediction (among the actigraphic data analyzed) for verbal working memory and proactive interference in 2021. Therefore, the circadian adjustment of rest-activity is related to changes in working and verbal memories and learning among college students. This occurs in different ways during the pandemic, with a greater impact of the circadian timing system on memory and learning during hybrid teaching.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4463251068663598pt_BR
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