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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6048

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Título: Desempenho escolar em Pernambuco: análise dos itens e das habilidades usando teoria clássica e TRI
Autor(es): Maria Santos, Lilian
Palavras-chave: TRI; Avaliação educacional; Desempenho escolar
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria Santos, Lilian; Cristina Falcão Raposo, Maria. Desempenho escolar em Pernambuco: análise dos itens e das habilidades usando teoria clássica e TRI. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Estatística, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: A partir da década de 80 a TRI (Teoria da Resposta ao Item) passou a ser tópico de pesquisa dominante entre os especialistas em medidas e sua aplicação se dá em diversas áreas do conhecimento, entre elas a educacional. Neste trabalho, o objetivo, além de apresentar um resumo da teoria existente de análise de itens de uma prova, bem como das estimativas das habilidades usando a TRI, apresenta o resultado da análise de dados do SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco) de 2005, das provas de Português e Matemática da 3a série do Ensino Médio de Pernambuco. Os resultados da análise dos dados revelam que em média, as habilidades em português e matemática são diferentes por sexo e por região de residência, e ainda que na prova realizada, foram identificados 38% dos itens de português e 80% dos itens de matemática como itens de elevado grau de dificuldade
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6048
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