Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6048

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCristina Falcão Raposo, Maria pt_BR
dc.contributor.authorMaria Santos, Lilianpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:01:25Z-
dc.date.available2014-06-12T18:01:25Z-
dc.date.issued2008-01-31pt_BR
dc.identifier.citationMaria Santos, Lilian; Cristina Falcão Raposo, Maria. Desempenho escolar em Pernambuco: análise dos itens e das habilidades usando teoria clássica e TRI. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Estatística, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6048-
dc.description.abstractA partir da década de 80 a TRI (Teoria da Resposta ao Item) passou a ser tópico de pesquisa dominante entre os especialistas em medidas e sua aplicação se dá em diversas áreas do conhecimento, entre elas a educacional. Neste trabalho, o objetivo, além de apresentar um resumo da teoria existente de análise de itens de uma prova, bem como das estimativas das habilidades usando a TRI, apresenta o resultado da análise de dados do SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco) de 2005, das provas de Português e Matemática da 3a série do Ensino Médio de Pernambuco. Os resultados da análise dos dados revelam que em média, as habilidades em português e matemática são diferentes por sexo e por região de residência, e ainda que na prova realizada, foram identificados 38% dos itens de português e 80% dos itens de matemática como itens de elevado grau de dificuldadept_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTRIpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.titleDesempenho escolar em Pernambuco: análise dos itens e das habilidades usando teoria clássica e TRIpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Estatística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3744_1.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons