Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6048

Comparte esta pagina

Título : Desempenho escolar em Pernambuco: análise dos itens e das habilidades usando teoria clássica e TRI
Autor : Maria Santos, Lilian
Palabras clave : TRI; Avaliação educacional; Desempenho escolar
Fecha de publicación : 31-ene-2008
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Maria Santos, Lilian; Cristina Falcão Raposo, Maria. Desempenho escolar em Pernambuco: análise dos itens e das habilidades usando teoria clássica e TRI. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Estatística, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumen : A partir da década de 80 a TRI (Teoria da Resposta ao Item) passou a ser tópico de pesquisa dominante entre os especialistas em medidas e sua aplicação se dá em diversas áreas do conhecimento, entre elas a educacional. Neste trabalho, o objetivo, além de apresentar um resumo da teoria existente de análise de itens de uma prova, bem como das estimativas das habilidades usando a TRI, apresenta o resultado da análise de dados do SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco) de 2005, das provas de Português e Matemática da 3a série do Ensino Médio de Pernambuco. Os resultados da análise dos dados revelam que em média, as habilidades em português e matemática são diferentes por sexo e por região de residência, e ainda que na prova realizada, foram identificados 38% dos itens de português e 80% dos itens de matemática como itens de elevado grau de dificuldade
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6048
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Estatística

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo3744_1.pdf1,91 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons