Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60413

Compartilhe esta página

Título: CORPO EM METAMORFOSE: A repetição e transformação do movimento como propulsor da criação cênica de uma arte-educadora
Autor(es): ALVES, Juliana Rodrigues
Palavras-chave: Repetição; Movimento; Arte-Educação; Performance; Transformação; Criação Cênica
Data do documento: 22-Mar-2024
Citação: ALVES, Juliana Rodrigues.CORPO EM METAMORFOSE: A repetição e transformação do movimento como propulsor da criação cênica de uma arte-educadora. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Teatro) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente trabalho narra a trajetória de uma arte-educadora, utilizando-se do método da repetição e transformação do movimento como impulsionador para a criação cênica. Diante disso, são realizadas as pesquisas através da metodologia qualitativa de análise de conteúdo, em entrevistas semiestruturadas, com os professores e alunos que fizeram parte da trajetória da professora de Teatro em formação. A metodologia qualitativa bibliográfica analisa teoricamente o que concerne à temática. Assim como também a metodologia de campo experimental investiga os processos didáticos e artísticos vivenciados pela pesquisadora. As principais referências para esse estudo são Rudolf Laban e Pina Bausch. A monografia dividi-se em três capítulos: o primeiro com um panorama do que é a repetição e transformação do movimento; o segundo sobre a experiência da arte-educadora como artista utilizando desse método; e a terceira utilizando o que foi apreendido por ela com alunos da Escola Municipal de Arte João Pernambuco.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60413
Aparece nas coleções:(TCC) - Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JULIANA RODRIGUES ALVES.pdf2,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons