Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60413

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Roberto Lúcio Cavalcante de-
dc.contributor.authorALVES, Juliana Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-02-14T16:59:40Z-
dc.date.available2025-02-14T16:59:40Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.date.submitted2024-10-21-
dc.identifier.citationALVES, Juliana Rodrigues.CORPO EM METAMORFOSE: A repetição e transformação do movimento como propulsor da criação cênica de uma arte-educadora. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Teatro) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60413-
dc.description.abstractO presente trabalho narra a trajetória de uma arte-educadora, utilizando-se do método da repetição e transformação do movimento como impulsionador para a criação cênica. Diante disso, são realizadas as pesquisas através da metodologia qualitativa de análise de conteúdo, em entrevistas semiestruturadas, com os professores e alunos que fizeram parte da trajetória da professora de Teatro em formação. A metodologia qualitativa bibliográfica analisa teoricamente o que concerne à temática. Assim como também a metodologia de campo experimental investiga os processos didáticos e artísticos vivenciados pela pesquisadora. As principais referências para esse estudo são Rudolf Laban e Pina Bausch. A monografia dividi-se em três capítulos: o primeiro com um panorama do que é a repetição e transformação do movimento; o segundo sobre a experiência da arte-educadora como artista utilizando desse método; e a terceira utilizando o que foi apreendido por ela com alunos da Escola Municipal de Arte João Pernambuco.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRepetiçãopt_BR
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.subjectArte-Educaçãopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectTransformaçãopt_BR
dc.subjectCriação Cênicapt_BR
dc.titleCORPO EM METAMORFOSE: A repetição e transformação do movimento como propulsor da criação cênica de uma arte-educadorapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMELO, Agrinez Diana de-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3217065053420358pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2430483136304890pt_BR
dc.description.abstractxThis paper narrates the journey of an art educator, using the method of repetition and transformation of movement as a driving force for scenic creation. In light of this, research is conducted through the qualitative content analysis methodology, in semi-structured interviews with teachers and students who were part of the Theater teacher’s training journey. The qualitative bibliographic methodology theoretically analyzes what concerns the theme. Similarly, the experimental field methodology investigates the didactic and artistic processes experienced by the researcher. The main references for this study are Rudolf Laban and Pina Bausch. The monograph is divided into three chapters: the first offers an overview of what repetition and transformation of movement entail; the second discusses the art educator's experience as an artist using this method; and the third explores what she learned with students from the João Pernambuco Municipal Art School.pt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Teatro – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8469955401524349pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JULIANA RODRIGUES ALVES.pdf2,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons