Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60393

Share on

Title: O poder das redes sociais na prática do serviço de referência em bibliotecas universitárias
Authors: SILVA, Giane da Paz Ferreira
SANTANA, Jaciane Freire
SANTOS, Ana Lígia Feliciano dos
MENDONÇA, Roseane Souza de
Keywords: Redes sociais; Serviço de referência; Bibliotecas universitárias; Facebook
Abstract: Os avanços das tecnologias e os apelos das mídias tornam os usuários cada vez mais exigentes, sobretudo no meio acadêmico. Nas bibliotecas universitárias o impacto dessas mudanças tem sido maior no Serviço de Referência, exigindo do profissional da informação um aprendizado contínuo. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo é apresentar o Facebookcomo principal rede social utilizada pela Biblioteca Setorial do Centro Acadêmico de Vitória (CAV/UFPE) como ferramenta estratégica do Serviço de Referência para promover maior interação com os usuários onde quer que eles estejam. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, mediante pesquisa exploratória a partir da análise do Facebook da biblioteca após seu processo de transformação em uma página institucional, com uma agenda temática permanente baseada no interesse de seus seguidores. Para coleta de dados foram utilizadas a pesquisa documental e análise das informações gerenciais e dados estatísticos obtidos diretamente na página do Facebook. O resultado do estudo indicou que utilizar essa rede social se constitui numa nova perspectiva de divulgação dos serviços e de interação com os usuários em tempo real. Da mesma forma, a possibilidade de gerenciar as informações a partir do envolvimento dos seus seguidores configura-se em um elemento estratégico para as bibliotecas universitárias.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60393
Appears in Collections:Trabalhos de eventos (SIB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SNBU2014_256.pdf864,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons