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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60219
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Título : | Privacidade de Dados em Contexto Educacional: Análise das Práticas e Desafios na Proteção de Dados Pessoais |
Autor : | BARROS, Yuri Correia de |
Palabras clave : | Privacidade de dados; Ambiente Educacional; Proteção de Dados Pessoais; LGPD; GDPR |
Fecha de publicación : | 16-oct-2024 |
Citación : | BARROS, Yuri Correia de. Privacidade de Dados em Contexto Educacional: Análise das Práticas e Desafios na Proteção de Dados Pessoais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso em Sistemas de Informação – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Este estudo tem como objetivo investigar a crescente relevância da privacidade de dados no contexto educacional, à medida que a digitalização de processos e o uso de tecnologias se tornam cada vez mais presentes nas instituições de ensino. A proteção de dados pessoais, especialmente em ambientes acadêmicos, é um tema sensível e desafiador, dado o grande volume de informações compartilhadas, seja entre alunos, professores ou gestores, o que torna essencial a adoção de práticas eficientes e seguras. Para isso, o trabalho realiza uma análise das práticas vigentes de segurança de dados e dos desafios enfrentados pelas instituições de ensino na salvaguarda das informações pessoais. Com foco nas diretrizes e exigências estabelecidas pelas leis de proteção de dados, como a LGPD no Brasil e o GDPR na União Europeia, a pesquisa aborda tanto as implicações legais quanto as questões éticas que envolvem o tratamento desses dados no âmbito educacional. Além dessa revisão detalhada das melhores práticas e exigências regulatórias, o estudo se baseia em uma pesquisa de campo, realizada por meio de um survey conduzida com alunos e professores de diversas instituições, incluindo universidades públicas, privadas e escolas técnicas. O objetivo desse levantamento é compreender a percepção dos usuários em relação à proteção de dados, bem como medir o nível de conhecimento que possuem sobre as legislações em vigor. Essa abordagem oferece uma visão crítica sobre o quão preparados estão alunos e professores para lidar com os desafios da privacidade de dados no ambiente acadêmico. Através da análise da pesquisa realizada com professores e alunos de instituições de ensino, foi revelada percepções importantes sobre o tratamento de dados pessoais. Os resultados indicam preocupações com a transparência e segurança na coleta de dados. A pesquisa também destaca a necessidade de melhorar a educação sobre privacidade e promover práticas mais transparentes nas instituições, em conformidade com a LGPD, visando um ambiente mais ético e seguro para os estudantes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60219 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Sistemas da Computação |
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