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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60219

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVILELA, Jéssyka Flavyanne Ferreira-
dc.contributor.authorBARROS, Yuri Correia de-
dc.date.accessioned2025-02-03T16:46:32Z-
dc.date.available2025-02-03T16:46:32Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.date.submitted2025-02-03-
dc.identifier.citationBARROS, Yuri Correia de. Privacidade de Dados em Contexto Educacional: Análise das Práticas e Desafios na Proteção de Dados Pessoais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso em Sistemas de Informação – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60219-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo investigar a crescente relevância da privacidade de dados no contexto educacional, à medida que a digitalização de processos e o uso de tecnologias se tornam cada vez mais presentes nas instituições de ensino. A proteção de dados pessoais, especialmente em ambientes acadêmicos, é um tema sensível e desafiador, dado o grande volume de informações compartilhadas, seja entre alunos, professores ou gestores, o que torna essencial a adoção de práticas eficientes e seguras. Para isso, o trabalho realiza uma análise das práticas vigentes de segurança de dados e dos desafios enfrentados pelas instituições de ensino na salvaguarda das informações pessoais. Com foco nas diretrizes e exigências estabelecidas pelas leis de proteção de dados, como a LGPD no Brasil e o GDPR na União Europeia, a pesquisa aborda tanto as implicações legais quanto as questões éticas que envolvem o tratamento desses dados no âmbito educacional. Além dessa revisão detalhada das melhores práticas e exigências regulatórias, o estudo se baseia em uma pesquisa de campo, realizada por meio de um survey conduzida com alunos e professores de diversas instituições, incluindo universidades públicas, privadas e escolas técnicas. O objetivo desse levantamento é compreender a percepção dos usuários em relação à proteção de dados, bem como medir o nível de conhecimento que possuem sobre as legislações em vigor. Essa abordagem oferece uma visão crítica sobre o quão preparados estão alunos e professores para lidar com os desafios da privacidade de dados no ambiente acadêmico. Através da análise da pesquisa realizada com professores e alunos de instituições de ensino, foi revelada percepções importantes sobre o tratamento de dados pessoais. Os resultados indicam preocupações com a transparência e segurança na coleta de dados. A pesquisa também destaca a necessidade de melhorar a educação sobre privacidade e promover práticas mais transparentes nas instituições, em conformidade com a LGPD, visando um ambiente mais ético e seguro para os estudantes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrivacidade de dadospt_BR
dc.subjectAmbiente Educacionalpt_BR
dc.subjectProteção de Dados Pessoaispt_BR
dc.subjectLGPDpt_BR
dc.subjectGDPRpt_BR
dc.titlePrivacidade de Dados em Contexto Educacional: Análise das Práticas e Desafios na Proteção de Dados Pessoaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7665018774077845pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to investigate the increasing relevance of data privacy in the educational context as digital processes and the use of technology become more prevalent in educational institutions. The protection of personal data, especially in academic environments, is a sensitive and challenging topic due to the large volume of information shared between students, teachers, and administrators, making the adoption of efficient and secure practices essential. The study analyzes current data security practices and the challenges faced by educational institutions in safeguarding personal information. Focusing on the guidelines and requirements established by data protection laws such as Brazil’s LGPD and the European Union's GDPR, the research examines both the legal implications and ethical issues related to the treatment of personal data in the educational field. Alongside a detailed review of best practices and regulatory demands, the study is based on field research conducted through a survey with students and teachers from various institutions, including public universities, private institutions, and technical schools. The survey's goal is to understand users' perceptions of data protection and to assess their knowledge of the relevant legislation. This approach provides a critical insight into how prepared students and teachers are to address data privacy challenges in academic settings. The analysis of the research conducted with educators and students from educational institutions revealed key insights into the treatment of personal data. The results indicate concerns about transparency and data security, highlighting the need to improve education on privacy and promote more transparent practices within institutions, in line with the LGPD, to foster a safer and more ethical environment for students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DIS) - Departamento de Informação e Sistemaspt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Sistemas da Computação

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