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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60084

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Title: Heresia da primeira à última nivola : uma releitura do Modernismo Ocidental de Miguel de Unamuno através de Niebla e San Manuel Bueno, mártir
Authors: BERTULINO, Brenda Larissa de Oliveira Xavier
Keywords: Miguel de Unamuno; Niebla; San Manuel Bueno, mártir; Crítica literária; Modernismo
Issue Date: 11-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: BERTULINO, Brenda Larissa de Oliveira Xavier. Heresia da primeira à última nivola: uma releitura do Modernismo Ocidental de Miguel de Unamuno através de Niebla e San Manuel Bueno. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Miguel de Unamuno é um dos intelectuais espanhóis mais relevantes do século XX, atuando em distintas áreas, ele refletia o espírito de seu tempo e uma consciência irreverente voltada ao escrutínio das ideias. Recebeu uma pluralidade de classificações historiográficas que, por vezes, não correspondem ao conjunto de sua obra. Uma destas é a posição do autor e de seus romances no Modernismo. Parte de seus textos que contém importantes inovações na estética do Modernismo, não são considerados com pertencentes a tal clase, ou são tidos como textos menores. Sabendo que se desenvolveram distintas estéticas modernistas, inclusive na Espanha, o escopo desta investigação analizará o Modernismo Ocidental, a fim de reavaliar o posicionamento de Unamuno sobre e no movimento. Para tanto, se verificará como ele aplicou estratégias modernistas em seus romances mais relevantes, e dentre estes foram escolhidos Niebla (1914) e San Manuel Bueno, mártir (1933). Pois eles comporiam um eixo de unidade entre outras obras suas do século XX, que compartilhariam de uma perspectiva ampla de Modernismo ocidental, além de serem marcos vanguardistas na narrativa espanhola. Em um primeiro momento, averiguaremos alguns dos destaques biográficos e bibliográficos de Unamuno que corroborem para a defesa de uma perspectiva modernista do autor. Posteriormente seguindo os conceitos mais abrangentes de Peter Gay (2009) e Linda Hutcheon (1991) sobre Modernismo, apresentaremos uma análise dos distintos Modernismos, a fim de verificar como Unamuno se posicionou em relação a cada um, e com qual destes seus romances mais compartilhariam semelhanças. Por fim, se desenvolverá uma análise mais detalhada dos romances de 1914 e 1933 para averiguar como Unamuno desenvolve as estratégias e princípios modernistas em cada um deles, e como a coorrelação entre ambas propõem o desenvolvimento de uma estética modernista particular do autor. Assim, este trabalho pretende contribuir com os estudos de crítica e recepção da literatura espanhola, assim como um retorno dos estudos sobre a forma e a estética na área dos estudos culturais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60084
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Linguística

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