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Título: MULHERES, DORAMAS (K-DRAMAS) E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: Uma Proposta de Intervenção para o 9º ano do Ensino Fundamental II
Autor(es): ALVES, Fernanda Gonçalves
SÁ, Nélia Pereira Lima de
Palavras-chave: Educação; Ensino da Língua Portuguesa; Mulheres; Metodologias Ativas; Multiculturalismo
Data do documento: 24-Out-2024
Citação: ALVES, Fernanda Gonçalves; SÁ, Nélia Pereira Lima de. MULHERES, DORAMAS (K-DRAMAS) E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma proposta de intervenção para o 9º ano do ensino fundamental II. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Ensinar exige planejamento, elaboração de estratégias e metodologias que sejam significativas para os discentes. Por isso, antes de entrar na sala de aula, o professor deve refletir sobre “o que”, “como” e “para quem” está ensinando, alinhando suas aulas a fatores como o currículo, os conhecimentos pedagógicos, os conhecimentos específicos e a compreensão do mundo. Ao ensinar a língua portuguesa nas escolas, o docente precisa integrar todos esses fatores em sua práxis pedagógica, considerando metodologias que realcem o protagonismo do educando, procurando ir além do ensino da gramática. É fundamental, assim, abordar em sala de aula as multilinguagens e os diversos contextos culturais presentes na sociedade, numa perspectiva de multiletramentos. Além disso, como a língua portuguesa é construída na coletividade, nas interações sociocomunicativas, e como o objetivo da educação é formar cidadãos críticos e reflexivos, é importante que em suas aulas os docentes abordem temáticas de cunho social, como a representação da mulher. Ao trabalhar com essa temática, o docente de língua portuguesa pode utilizar metodologias ativas, como a sequência didática, além de explorar os diversos gêneros que circulam no meio social, como os gêneros televisivos, especificamente as séries, que simulam a realidade das pessoas e permitem um olhar mais analítico e reflexivo sobre a sociedade. Entre as séries que se destacam entre os jovens brasileiros estão os doramas (K-Dramas) sul-coreanos, cujo consumo no Brasil vem crescendo desde a pandemia. Ou seja, ao trabalhar a questão da mulher nas aulas de língua portuguesa, os docentes devem, além de articular a temática com seus conteúdos, considerar a cultura consumida pelos jovens, seja para fazer uma análise comparativa - já que ambos os países têm suas bases sociais no patriarcalismo - ou para utilizar suas produções artísticas como recursos didáticos durante as aulas. O fato é que, como a língua é uma construção coletiva, social e cultural, os docentes têm a liberdade de utilizar tudo o que o meio dispõe para desenvolver práticas sociocomunicativas e interativas, que incentivem os educandos a refletirem sobre o mundo que os cercam. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo elaborar uma proposta de intervenção nas aulas de língua portuguesa, com a finalidade de discutir, à luz dos diversos gêneros e dos multiletramentos, a temática da mulher na sociedade. A proposta foi fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na série televisiva sul-coreana “Oh! Minha Vênus”, sendo estruturada numa sequência didática com sete etapas, abrangendo 14 aulas, utilizando recursos didáticos variados, como textos multimodais. Ademais, a abordagem multicultural proposta visa promover o engajamento coletivo e a participação ativa dos estudantes, fomentando a construção de uma cultura de paz dentro e fora da sala de aula. Portanto, é essencial que os professores compreendam como os discentes interagem em seu dia a dia e quais culturas consomem, a fim de elaborar estratégias educacionais que atendam às suas necessidades e promovam mudanças atitudinais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60063
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD

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