Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59335

Compartilhe esta página

Título: Identificação de áreas afetadas pela interferência das marés no sistema de esgotamento sanitário da RMR, a partir das altitudes ortométricas
Autor(es): VENANCIO, Wallamys Alexandre Ramos
Palavras-chave: Maré; Sistema de esgoto sanitário
Data do documento: 27-Set-2024
Citação: VENANCIO, Wallamys Alexandre Ramos. Identificação de áreas afetadas pela interferência das marés no sistema de esgotamento sanitário da RMR, a partir das altitudes ortométricas. 2024. 43f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Departamento de Engenharia Cartográfica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O acesso aos serviços de saneamento básico é condição fundamental para a sobrevivência e dignidade humana. O déficit em saneamento básico traz graves consequências em termos de saúde pública, meio ambiente e cidadania (GALVÃO JUNIOR, 2009). A região metropolitana do recife, por ser uma área litorânea, e é cortada por diversos corpos hídricos, demanda uma maior atenção por não ter uma infraestrutura adequada para coleta de águas pluviais e esgotamento sanitário. Nesse contexto, as empresas que prestam esses tipos de serviço de saneamento sofrem constantemente com casos de extravasamento, e aumento significativo de efluente, o que acaba causando diversos transtornos, e fica mais evidente em períodos de chuva. Outro fator, que acaba corroborando para esses problemas, é a influência da maré. Em cidades litorâneas, se tem uma tendência de aumento no volume dos corpos hídricos e sistemas de drenagens nos períodos de maré alta. O presente trabalho tem o objetivo de entender a influência da maré no sistema de esgotamento sanitário. Neste contexto é proposta uma metodologia que possibilita a identificação prévia das áreas de maior influência e os pontos de possível extravasamento do sistema de esgotamento sanitário, é utilizada análises espaciais com o cruzamento de dados de informações altimétricas dos componentes do sistema com informações altimétricas do cadastro técnico e dados tabelados de informações coletadas em relação aos níveis da maré. Os resultados da aplicação da metodologia possibilitaram identificar trechos de ruas das áreas afetadas pela interferência das marés no sistema de esgotamento sanitário da RMR, sendo possível validar em alguns trechos com vistorias em campo em ocorrências reais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59335
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Cartográfica e Agrimensura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Wallamys Alexandre Ramos Venancio.pdf2,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons