Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59275
Comparte esta pagina
Título : | Análise das implicações da adição de planejamento de trajetórias no controle de robôs omnidirecionais aplicado ao futebol de robôs |
Autor : | RODRIGUES, Riei Joaquim Matos |
Palabras clave : | Controle; Robótica móvel; Planejamento de caminhos; Planejamento de trajetórias; Trajetórias Bang-Bang |
Fecha de publicación : | 19-mar-2024 |
Citación : | RODRIGUES, Riei Joaquim Matos. Análise das implicações da adição de planejamento de trajetórias no controle de robôs omnidirecionais aplicado ao futebol de robôs. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | A navegação de robôs móveis de forma robusta pelo espaço é um problema computacional amplamente estudado, sendo fundamental para aplicações de robótica móvel autônoma. O processo de navegação é iniciado com aplicação de um planejamento de caminhos para traçar uma rota factível e sem colisões até o destino, e é finalizado pela aplicação do controle que define diretamente as ações tomadas pelo robô, como, por exemplo, as velocidades das rodas. O planejamento de trajetórias surge entre esses dois pontos do processo, para suprir lacunas relacionadas à dinâmica da movimentação do robô. Ao adicionar esse planejamento de trajetória, surge a problemática de como avaliar os ganhos de desempenho obtidos em relação às estratégias sem esse módulo e sem as melhorias de estimação de estado propostas neste trabalho para conseguir extrair mais desempenho. A partir da execução da metologia de testes propostas em um ambiente dinâmico de obstáculos e de objetivos, um jogo de futebol de robôs, que exploram várias capacidades das estratégias, a introdução das trajetórias Bang-Bang em conjunto com o preditor de Smith foi avaliada. Com isso, foi possível determinar as vantagens de cada abordagem, com os quais é possível constatar que ao aplicar as Trajetórias Bang-Bang com o estado atual sincronizado, obteve-se um ganho de 25% da velocidade média durante a movimentação e uma redução de 15% do tempo necessário em relação à estratégia com o grafo de visibilidade. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59275 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Riei Joaquim Matos Rodrigues.pdf | 4,79 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons