Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59081
Compartilhe esta página
Título: | Gênero textual Fanfic no Ensino Médio: uma análise linguística dialógica da produção textual |
Autor(es): | Silva, Laís Cássia da |
Palavras-chave: | Gênero textual; Fanfic; Escrita criativa; Análise linguística dialógica |
Data do documento: | 16-Out-2024 |
Citação: | Silva, Laís Cássia. Gênero textual fanfic no Ensino Médio: uma análise linguística dialógica da produção textual. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2024. |
Abstract: | Com o avanço das tecnologias, as escolas têm experienciado uma transformação significativa, sendo as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) ferramentas fundamentais para dinamizar o ensino. Este estudo examina como as TDICs podem qualificar o conteúdo programático e potencializar o aprendizado, especialmente nas aulas de língua portuguesa, através do uso de dispositivos como tablets, computadores e smartphones, que facilitam o acesso a múltiplas fontes de informação.O letramento digital emerge como uma prática essencial que integra leitura e escrita, permitindo que atividades em ambientes digitais conduzam a um aprendizado mais eficaz. A proposta deste trabalho é explorar o gênero textual fanfic como um recurso que promove a criatividade e a interatividade na produção escrita dos alunos. O gênero fanfic, que envolve a criação de narrativas a partir de obras já existentes, oferece uma abordagem lúdica e criativa, estimulando a expressão pessoal dos estudantes. A pesquisa se fundamenta na teoria dialógica de Mikhail Bakhtin, que ressalta a importância do diálogo e da interação social na construção do significado, além de reconhecer os gêneros textuais como instâncias de interação. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), que enfatiza a formação de alunos críticos e criativos, este trabalho analisa a produção de fanfics como uma forma de os estudantes desenvolverem habilidades de escrita e leitura. A proposta de utilizar fanfics em sala de aula visa não apenas engajar os alunos, mas também incentivar a reflexão crítica sobre temas sociais, permitindo que eles se expressem de maneira significativa. A pesquisa parte da inquietação sobre a eficácia das TDICs no processo de ensino-aprendizagem e questiona como o gênero fanfic pode estimular a escrita e a leitura. O objetivo geral é analisar, sob a perspectiva da análise linguística dialógica, como as fanfics podem fomentar a escrita criativa. Entre os objetivos específicos, destaca-se a apresentação do gênero e a elaboração de atividades que possibilitem sua exploração em sala de aula. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59081 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC LAIS CASSIA DA SILVA.pdf | TCC LAIS CASSIA DA SILVA | 288,24 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons