Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59081

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFernandes, Otávia Pinheiro Pedrosa-
dc.contributor.authorSilva, Laís Cássia da-
dc.date.accessioned2024-12-04T17:58:07Z-
dc.date.available2024-12-04T17:58:07Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.date.submitted2024-11-26-
dc.identifier.citationSilva, Laís Cássia. Gênero textual fanfic no Ensino Médio: uma análise linguística dialógica da produção textual. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59081-
dc.description.abstractCom o avanço das tecnologias, as escolas têm experienciado uma transformação significativa, sendo as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) ferramentas fundamentais para dinamizar o ensino. Este estudo examina como as TDICs podem qualificar o conteúdo programático e potencializar o aprendizado, especialmente nas aulas de língua portuguesa, através do uso de dispositivos como tablets, computadores e smartphones, que facilitam o acesso a múltiplas fontes de informação.O letramento digital emerge como uma prática essencial que integra leitura e escrita, permitindo que atividades em ambientes digitais conduzam a um aprendizado mais eficaz. A proposta deste trabalho é explorar o gênero textual fanfic como um recurso que promove a criatividade e a interatividade na produção escrita dos alunos. O gênero fanfic, que envolve a criação de narrativas a partir de obras já existentes, oferece uma abordagem lúdica e criativa, estimulando a expressão pessoal dos estudantes. A pesquisa se fundamenta na teoria dialógica de Mikhail Bakhtin, que ressalta a importância do diálogo e da interação social na construção do significado, além de reconhecer os gêneros textuais como instâncias de interação. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), que enfatiza a formação de alunos críticos e criativos, este trabalho analisa a produção de fanfics como uma forma de os estudantes desenvolverem habilidades de escrita e leitura. A proposta de utilizar fanfics em sala de aula visa não apenas engajar os alunos, mas também incentivar a reflexão crítica sobre temas sociais, permitindo que eles se expressem de maneira significativa. A pesquisa parte da inquietação sobre a eficácia das TDICs no processo de ensino-aprendizagem e questiona como o gênero fanfic pode estimular a escrita e a leitura. O objetivo geral é analisar, sob a perspectiva da análise linguística dialógica, como as fanfics podem fomentar a escrita criativa. Entre os objetivos específicos, destaca-se a apresentação do gênero e a elaboração de atividades que possibilitem sua exploração em sala de aula.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectFanficpt_BR
dc.subjectEscrita criativapt_BR
dc.subjectAnálise linguística dialógicapt_BR
dc.titleGênero textual Fanfic no Ensino Médio: uma análise linguística dialógica da produção textualpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4151590837429118pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português a Distânciapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC LAIS CASSIA DA SILVA.pdfTCC LAIS CASSIA DA SILVA288,24 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons