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Título : Comportamentos das 24h de movimento e sua influência no desempenho cognitivo de escolares avaliados antes e depois da pandemia
Autor : LOURENÇO, Ana Beatriz Félix
Palabras clave : Comportamento das 24h de movimento; Desempenho cognitivo; Pandemia; Escolares
Fecha de publicación : 14-oct-2024
Citación : LOURENÇO, Ana Beatriz. Comportamentos das 24h de movimento e sua influência no desempenho cognitivo de escolares avaliados antes e depois da pandemia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Introdução: Atividade física (AF), comportamento sedentário (CS) e sono interagem entre si ao longo de um dia, e estão agrupados no que tem sido denominado como o comportamento das 24h (C24h) de movimento. Objetivos: O objetivo do estudo foi avaliar mudanças nos C24h de movimento e sua influência sobre o desempenho cognitivo de crianças e adolescentes, avaliados antes e após a pandemia. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, com delineamento longitudinal, de base escolar. As crianças e adolescentes foram avaliadas por meio do Trail Making Test (TMT A e B) para o desempenho congnitivo e responderam questionários de AF, CS e sono (PAQ-A e ISCOLE) para a avaliação do C24h. A ANOVA de um fator foi usada para verificar se existem diferenças entre os grupos. O tamanho de efeito foi avaliado com o eta-quadrado (n2). As análises foram realizadas considerando um nível de significância de p<0,05. Resultados: Os resultados mostram que o cumprimento das recomendações do C24h apresentou uma redução percentual durante os anos, em contrapartida, o desempenho cognitivo não sofreu influência nem positiva nem negativa ao longo do tempo (TMT-A: AF (F=1.055, p=0.368, n2=0.008), CS (F=0.470, p=0.703, n2=0.003) e sono (F=1.821, p=0.143, n2=0.013); TMT-B: AF (F=0.064, p=0.979, n2=0.000), CS (F=1.150, p=0.329, n2=0.008) e sono (F=1.754, p=0.155, n2=0.013)). Discussão e conclusões: Nossos resultados permitem concluir que o cumprimento das recomendações do C24h apresentou uma redução percentual durante os anos, indicando que é importante considerar esses fatores ao desenvolver estratégias para melhoria da saúde da criança e do adolescente, e que não existem diferenças significativas entre o C24h de movimento e o desempenho cognitivo em escolares avaliados antes e após a pandemia.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59061
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Bacharelado)

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