Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59061

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorHENRIQUE, Rafael dos Santos-
dc.contributor.authorLOURENÇO, Ana Beatriz Félix-
dc.date.accessioned2024-12-03T16:38:37Z-
dc.date.available2024-12-03T16:38:37Z-
dc.date.issued2024-10-14-
dc.date.submitted2024-11-22-
dc.identifier.citationLOURENÇO, Ana Beatriz. Comportamentos das 24h de movimento e sua influência no desempenho cognitivo de escolares avaliados antes e depois da pandemia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59061-
dc.description.abstractIntrodução: Atividade física (AF), comportamento sedentário (CS) e sono interagem entre si ao longo de um dia, e estão agrupados no que tem sido denominado como o comportamento das 24h (C24h) de movimento. Objetivos: O objetivo do estudo foi avaliar mudanças nos C24h de movimento e sua influência sobre o desempenho cognitivo de crianças e adolescentes, avaliados antes e após a pandemia. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, com delineamento longitudinal, de base escolar. As crianças e adolescentes foram avaliadas por meio do Trail Making Test (TMT A e B) para o desempenho congnitivo e responderam questionários de AF, CS e sono (PAQ-A e ISCOLE) para a avaliação do C24h. A ANOVA de um fator foi usada para verificar se existem diferenças entre os grupos. O tamanho de efeito foi avaliado com o eta-quadrado (n2). As análises foram realizadas considerando um nível de significância de p<0,05. Resultados: Os resultados mostram que o cumprimento das recomendações do C24h apresentou uma redução percentual durante os anos, em contrapartida, o desempenho cognitivo não sofreu influência nem positiva nem negativa ao longo do tempo (TMT-A: AF (F=1.055, p=0.368, n2=0.008), CS (F=0.470, p=0.703, n2=0.003) e sono (F=1.821, p=0.143, n2=0.013); TMT-B: AF (F=0.064, p=0.979, n2=0.000), CS (F=1.150, p=0.329, n2=0.008) e sono (F=1.754, p=0.155, n2=0.013)). Discussão e conclusões: Nossos resultados permitem concluir que o cumprimento das recomendações do C24h apresentou uma redução percentual durante os anos, indicando que é importante considerar esses fatores ao desenvolver estratégias para melhoria da saúde da criança e do adolescente, e que não existem diferenças significativas entre o C24h de movimento e o desempenho cognitivo em escolares avaliados antes e após a pandemia.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComportamento das 24h de movimentopt_BR
dc.subjectDesempenho cognitivopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEscolarespt_BR
dc.titleComportamentos das 24h de movimento e sua influência no desempenho cognitivo de escolares avaliados antes e depois da pandemiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2186230840586515pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1308420348718829pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Physical activity (PA), sedentary behavior (SB), and sleep interact throughout the day, and are grouped into what has been termed the 24-hour movement behavior (24hMB). Objectives: The objective of the study was to assess changes in 24hMB and their influence on the cognitive performance of children and adolescents, evaluated before and after the pandemic. Methods: This is an observational, school-based longitudinal study. Children and adolescents were assessed using the Trail Making Test (TMT A and B) for cognitive performance and answered questionnaires on PA, SB, and sleep (PAQ-A and ISCOLE) to evaluate 24hMB. One-way ANOVA was used to check for differences between groups. Effect size was assessed using eta-squared (n2). Analyses were conducted considering a significance level of p<0.05. Results: The results show that adherence to the 24hMB recommendations decreased in percentage over the years. On the other hand, cognitive performance was neither positively nor negatively influenced over time (TMT-A: PA (F=1.055, p=0.368, n2=0.008), SB (F=0.470, p=0.703, n2=0.003) and sleep (F=1.821, p=0.143, n2=0.013); TMT-B: PA (F=0.064, p=0.979, n2=0.000), SB (F=1.150, p=0.329, n2=0.008), and sleep (F=1.754, p=0.155, n2=0.013)). Discussion and conclusions: Our results allow us to conclude that adherence to the 24hMB recommendations showed a percentage reduction over the years, indicating that these factors should be considered when developing strategies to improve the health of children and adolescents. Furthermore, there were no significant differences between 24hMB and cognitive performance in students evaluated before and after the pandemic.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-1820-5279pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Ana Beatriz Félix Lourenço.pdf
  Artículo embargado hasta 2025-12-04
885,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons