Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59035

Compartilhe esta página

Título: Adaptação da Mental Health Literacy Scale (MENTAHLIS - ANSIEDADE) para adolescentes brasileiros
Autor(es): SILVA, Beatriz Francisca Lopes
Palavras-chave: Palavras–chave: adaptação transcultural, ansiedade, letramento em saúde mental.
Data do documento: 8-Out-2024
Citação: SILVA, Beatriz Francisca Lopes. Adaptação da Mental Health Literacy Scale (MENTAHLIS - ANSIEDADE). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Enfermagem - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A fase da adolescência é considerada um período de transição do desenvolvimento e com maior probabilidade para o aparecimento de transtornos mentais. Nessa perspectiva, o Letramento em Saúde Mental é uma ferramenta que pode favorecer ações de prevenção e promoção à saúde desses adolescentes. Este estudo teve como objetivo descrever a adaptação transcultural e validação das escalas Mental Health Literacy Scale (MentaHLiS) para avaliação do letramento em saúde mental de adolescentes escolares brasileiros. Caracteriza-se por ser um estudo metodológico, organizado em duas etapas, sendo a primeira dirigida ao processo de adaptação transcultural com comitê de especialistas para avaliação das equivalências semântica, experiencial e conceitual, seguida pelo pré-teste com os adolescentes. O local do estudo foram duas Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) da região metropolitana do Recife- PE, Brasil. Este estudo visou obter um instrumento validado para uso no Brasil, o qual favorece a identificação e avaliação desse público, além de contribuir para o aumento da eficácia do cuidado em saúde mental, e permitindo a prevenção do adoecimento mental e um tratamento precoce oportuno. O presente estudo teve início após autorização do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, com respaldo na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde, propiciando os princípios bioéticos da autonomia, não maleficência, beneficência e justiça. A identidade dos participantes da pesquisa foi assegurada, assim como a assinatura nos devidos Termos de Consentimento Livre e Esclarecido e Termo de Assentimento Livre e Esclarecido.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59035
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Beatriz Francisca Lopes Silva.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons