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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59035
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Título: | Adaptação da Mental Health Literacy Scale (MENTAHLIS - ANSIEDADE) para adolescentes brasileiros |
Autor(es): | SILVA, Beatriz Francisca Lopes |
Palavras-chave: | Palavras–chave: adaptação transcultural, ansiedade, letramento em saúde mental. |
Data do documento: | 8-Out-2024 |
Citação: | SILVA, Beatriz Francisca Lopes. Adaptação da Mental Health Literacy Scale (MENTAHLIS - ANSIEDADE). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Enfermagem - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A fase da adolescência é considerada um período de transição do desenvolvimento e com maior probabilidade para o aparecimento de transtornos mentais. Nessa perspectiva, o Letramento em Saúde Mental é uma ferramenta que pode favorecer ações de prevenção e promoção à saúde desses adolescentes. Este estudo teve como objetivo descrever a adaptação transcultural e validação das escalas Mental Health Literacy Scale (MentaHLiS) para avaliação do letramento em saúde mental de adolescentes escolares brasileiros. Caracteriza-se por ser um estudo metodológico, organizado em duas etapas, sendo a primeira dirigida ao processo de adaptação transcultural com comitê de especialistas para avaliação das equivalências semântica, experiencial e conceitual, seguida pelo pré-teste com os adolescentes. O local do estudo foram duas Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) da região metropolitana do Recife- PE, Brasil. Este estudo visou obter um instrumento validado para uso no Brasil, o qual favorece a identificação e avaliação desse público, além de contribuir para o aumento da eficácia do cuidado em saúde mental, e permitindo a prevenção do adoecimento mental e um tratamento precoce oportuno. O presente estudo teve início após autorização do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, com respaldo na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde, propiciando os princípios bioéticos da autonomia, não maleficência, beneficência e justiça. A identidade dos participantes da pesquisa foi assegurada, assim como a assinatura nos devidos Termos de Consentimento Livre e Esclarecido e Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59035 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Enfermagem |
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