Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59035

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRAZÃO, Iracema da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Beatriz Francisca Lopes-
dc.date.accessioned2024-12-02T21:32:45Z-
dc.date.available2024-12-02T21:32:45Z-
dc.date.issued2024-10-08-
dc.date.submitted2024-11-28-
dc.identifier.citationSILVA, Beatriz Francisca Lopes. Adaptação da Mental Health Literacy Scale (MENTAHLIS - ANSIEDADE). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Enfermagem - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59035-
dc.description.abstractA fase da adolescência é considerada um período de transição do desenvolvimento e com maior probabilidade para o aparecimento de transtornos mentais. Nessa perspectiva, o Letramento em Saúde Mental é uma ferramenta que pode favorecer ações de prevenção e promoção à saúde desses adolescentes. Este estudo teve como objetivo descrever a adaptação transcultural e validação das escalas Mental Health Literacy Scale (MentaHLiS) para avaliação do letramento em saúde mental de adolescentes escolares brasileiros. Caracteriza-se por ser um estudo metodológico, organizado em duas etapas, sendo a primeira dirigida ao processo de adaptação transcultural com comitê de especialistas para avaliação das equivalências semântica, experiencial e conceitual, seguida pelo pré-teste com os adolescentes. O local do estudo foram duas Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) da região metropolitana do Recife- PE, Brasil. Este estudo visou obter um instrumento validado para uso no Brasil, o qual favorece a identificação e avaliação desse público, além de contribuir para o aumento da eficácia do cuidado em saúde mental, e permitindo a prevenção do adoecimento mental e um tratamento precoce oportuno. O presente estudo teve início após autorização do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, com respaldo na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde, propiciando os princípios bioéticos da autonomia, não maleficência, beneficência e justiça. A identidade dos participantes da pesquisa foi assegurada, assim como a assinatura nos devidos Termos de Consentimento Livre e Esclarecido e Termo de Assentimento Livre e Esclarecido.pt_BR
dc.format.extent40 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPalavras–chave: adaptação transcultural, ansiedade, letramento em saúde mental.pt_BR
dc.titleAdaptação da Mental Health Literacy Scale (MENTAHLIS - ANSIEDADE) para adolescentes brasileirospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLattesCV: https://lattes.cnpq.br/2437689939095475pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLattesCV: http://lattes.cnpq.br/0211095347273754pt_BR
dc.description.abstractxAdolescence is considered a period of developmental transition and with a greater probability for the onset of mental disorders. From this perspective, Mental Health Literacy is a tool that can favor actions for prevention and health promotion for these adolescents. This study aimed to describe the cross-cultural adaptation and validation of the Mental Health Literacy Scale (MentaHLiS) to assess mental health literacy of Brazilian school adolescents. It is characterized by being a methodological study, organized in two stages, the first being directed to the process of cross-cultural adaptation with a committee of experts to evaluate semantic, experiential and conceptual equivalences, followed by the pre-test with adolescents. The study site was two High Schools (EREM) in the metropolitan region of Recife-PE, Brazil. This study aimed to obtain a validated instrument for use in Brazil, which favors the identification and evaluation of this population, in addition to contributing to the increase in the effectiveness of mental health care, and allowing the prevention of mental illness and timely early treatment. This study was initiated after authorization from the Research Ethics Committee of the Federal University of Pernambuco, supported by Resolution 466/2012 of the National Health Council/Ministry of Health, providing the bioethical principles of autonomy, non-maleficence, beneficence and justice. The identity of the research participants was assured, as well as their signature on the appropriate Free and Informed Consent Form and Free and Informed Assent Form. Keywords: cross-cultural adaptation, anxiety, mental health literacy.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Enfermagempt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-9394-3340pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Beatriz Francisca Lopes Silva.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons