Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59002

Comparte esta pagina

Título : Sobre as trilhas da palavra um tecer com a imagem: oficinas de criação fílmica e literária para a educação básica
Autor : SILVA, Gabriel Lucas Lima da
Palabras clave : Cinema-Educação; Ensino de Literatura; Oficinas; Experiência
Fecha de publicación : 9-oct-2024
Citación : SILVA, Gabriel Lucas Lima da. Sobre as trilhas da palavra um tecer com a imagem: oficinas de criação fílmica e literária para a educação básica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O presente estudo tem como objetivo investigar as múltiplas possibilidades de interação entre a literatura e o cinema nas práticas pedagógicas da disciplina de Língua Portuguesa, com ênfase no campo artístico-literário instituído na educação básica. Partindo da inquietação gerada pelos diversos usos do cinema no ensino tradicional de literatura, especialmente os que determinam a redução do cinema a mero instrumento didático para a apropriação de saberes, este projeto propõe uma abordagem alternativa. Logo, buscamos promover uma aproximação entre essas linguagens ao considerar sua abordagem artística, as latências do sensível, e, por meio disso, despertar um olhar mais atento às diferentes formas de experienciar o mundo, mediadas pelo contato com a imagem e o texto literário. Nesse contexto, propomos a realização de duas oficinas que, tecidas pelo gesto criativo, possibilitem a experimentação estética e sensível com o cinema e a literatura em sala de aula. Para isso, as atividades que compõem essas oficinas originam-se na apresentação e reflexão interdiscursiva e intersemiótica entre dois filmes, Caixa de Memórias e Travessia, e dois textos literários, A casa materna e Na mulher, o tempo... Por esse motivo, este trabalho possui bases sólidas nos estudos promovidos pelos campos do Ensino de Literatura, sobretudo nas investigações de Cândido (2011), Cosson (2022) e Lajolo (1993), nas reflexões sobre a imagem e a espectatorialidade tal qual reforçado por Aumont (1990), Leandro (2001) e Rancière (2012), além das passagens do cinema pela educação, através das considerações de Bergala (2008), Badiou (2015) e Larrosa (2002).
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59002
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Gabriel Lucas Lima da Silva.pdf1,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons