Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59002
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Catarina Amorim de Oliveira | - |
dc.contributor.author | SILVA, Gabriel Lucas Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-28T13:37:15Z | - |
dc.date.available | 2024-11-28T13:37:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-09 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabriel Lucas Lima da. Sobre as trilhas da palavra um tecer com a imagem: oficinas de criação fílmica e literária para a educação básica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59002 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo investigar as múltiplas possibilidades de interação entre a literatura e o cinema nas práticas pedagógicas da disciplina de Língua Portuguesa, com ênfase no campo artístico-literário instituído na educação básica. Partindo da inquietação gerada pelos diversos usos do cinema no ensino tradicional de literatura, especialmente os que determinam a redução do cinema a mero instrumento didático para a apropriação de saberes, este projeto propõe uma abordagem alternativa. Logo, buscamos promover uma aproximação entre essas linguagens ao considerar sua abordagem artística, as latências do sensível, e, por meio disso, despertar um olhar mais atento às diferentes formas de experienciar o mundo, mediadas pelo contato com a imagem e o texto literário. Nesse contexto, propomos a realização de duas oficinas que, tecidas pelo gesto criativo, possibilitem a experimentação estética e sensível com o cinema e a literatura em sala de aula. Para isso, as atividades que compõem essas oficinas originam-se na apresentação e reflexão interdiscursiva e intersemiótica entre dois filmes, Caixa de Memórias e Travessia, e dois textos literários, A casa materna e Na mulher, o tempo... Por esse motivo, este trabalho possui bases sólidas nos estudos promovidos pelos campos do Ensino de Literatura, sobretudo nas investigações de Cândido (2011), Cosson (2022) e Lajolo (1993), nas reflexões sobre a imagem e a espectatorialidade tal qual reforçado por Aumont (1990), Leandro (2001) e Rancière (2012), além das passagens do cinema pela educação, através das considerações de Bergala (2008), Badiou (2015) e Larrosa (2002). | pt_BR |
dc.format.extent | 94p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cinema-Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Literatura | pt_BR |
dc.subject | Oficinas | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.title | Sobre as trilhas da palavra um tecer com a imagem: oficinas de criação fílmica e literária para a educação básica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6591262521319491 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9445122899703021 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aims to investigate the multiple possibilities of interaction between literature and cinema within the pedagogical practices of the Portuguese Language subject, with an emphasis on the artistic-literary field established in basic education. Starting from the concern generated by the various uses of cinema in traditional literature teaching, particularly those that reduce cinema to a mere didactic tool for the acquisition of knowledge, this project proposes an alternative approach. Thus, we seek to promote a closer connection between these languages by considering their artistic approach, the latency of the sensory, and, through this, fostering a more attentive perspective on the different ways of experiencing the world, mediated by the contact with images and literary texts. In this context, we propose the creation of two workshop activities that, through creative gestures, enable aesthetic and sensory experimentation with cinema and literature in the classroom. For this purpose, the activities that make up these workshops focus on the presentation and both interdisciplinary and intersemiotic reflection between two films, Caixa de Memórias and Travessia, and two literary texts, A casa materna and Na mulher, o tempo... Therefore, this work is grounded in solid studies from the fields of Literature Teaching, especially in the investigations of Cândido (2011), Cosson (2022), and Lajolo (1993), in the reflections on images and spectatorship as reinforced by Aumont (1990), Leandro (2001), and Rancière (2012), and in the considerations on cinema in education by Bergala (2008), Badiou (2015), and Larrosa (2002). | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Gabriel Lucas Lima da Silva.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons