Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58916
Share on
Title: | Contribuições do treinamento resistido após reconstrução do ligamento cruzado anterior em indivíduos adultos: uma revisão de escopo |
Authors: | FERREIRA, Gabriel Diniz Mendes |
Keywords: | Treinamento de força, adulto, Ligamento Cruzado Anterior, Terapia por exercício. |
Issue Date: | 16-Oct-2024 |
Citation: | Ferreira, Gabriel Diniz Mendes. Contribuições do treinamento resistido após reconstrução do ligamento cruzado anterior em indivíduos adultos: uma revisão de escopo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física- Bacharel)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Introdução: O treinamento resistido é fundamental na reabilitação pós-operatória da reconstrução do ligamento cruzado anterior (R-LCA), diferentes protocolos são adotados nesse período. Objetivo: Esta revisão de escopo visa mapear na literatura os protocolos de treinamento resistido, investigando seus métodos e contribuições na reabilitação precoce a tardia, além de identificar lacunas na literatura que possam ser investigadas. Métodos: Foram consultadas as bases de dados PubMed/Medline, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Web of Science, Periódicos CAPES e Cochrane Library nos últimos cinco anos. A pesquisa foi restrita aos idiomas inglês, espanhol e português. Os estudos foram selecionados com base em critérios de inclusão e exclusão, com a extração de dados realizada manualmente. Resultados: Foram incluídos oito estudos sobre, sendo cinco métodos; Treinamento de força com estimulação elétrica neuromuscular, Treinamento com resistência progressiva, Treinamento resistido associado à educação cruzada, Treinamento resistido com restrição de fluxo sanguíneo e treinamento resistido isoinercial. Conclusão: Os diferentes protocolos de treinamento resistido mostraram contribuições benéficas em força, função da articulação, melhora na dor, hipertrofia e potência a depender do método empregado. O mapeamento também permitiu identificar lacunas específicas de cada intervenção citada para novos estudos serem desenvolvidos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58916 |
Appears in Collections: | (TCC) - Educação Física (Bacharelado) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gabriel Diniz Mendes Ferreira-Educação Física (Bacharel).pdf | 624,6 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License