Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58909

Share on

Title: A dialógica entre a Cartografia no ensino básico e o sistema de informação geográfica nos pleitos territoriais
Authors: CASTROGIOVANNI, A. C.
ABREU E SILVA, Paulo Roberto Florência de
Keywords: Cartografia; Educação Cartográfica; Geografia - Território
Issue Date: 2016
Publisher: Editora Letra 1
Citation: CASTROGIOVANNI, A.C.; ABREU E SILVA, Paulo Roberto Florência de. A dialógica entre a Cartografia no ensino básico e o sistema de informação geográfica nos pleitos territoriais. In.: CASTROGIOVANNI, A. C.; TONINI, I. M.; KAERCHER, N. A.; COSTELLA, R. Z. (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia: oscilações. Porto Alegre: Editora Letra1, 2016, p. 143-156
Abstract: O texto apresenta a importância do ensino da Educação Cartográfica nas escolas, num processo de formação cartográfica, bem como da tecnologia do SIG, nas disputas territoriais e nas construções cartográficas. Sabe-se que a discussão do conceito de território, tem sido objeto de intensos debates para geógrafos e cientistas sociais. Raffestin (2009) entende que o território não poderia ser nada mais que o produto dos atores sociais e que são esses atores que produzem o território, partindo da realidade inicial dada, que é o espaço. Neste sentido, se o território se relaciona ao poder, a cartografia por si só, representa uma ferramenta de manutenção deste poder. Assim constata-se a importância que tem o conhecimento cartográfico adquirido nas escolas, pois os alunos, sujeitos sociais, poderão analisar/diagnosticar erros e posicionarem-se em projetos que tenha como foco as disputas territoriais.
Description: Todas as notas de rodapé estão no final do texto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58909
Appears in Collections:Capítulos de Livros - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CASTROGIOVANNI. A dialógica entre a cartografia. p. 143-156.pdf
  Restricted Access
147,38 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.