Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58909
Share on
Title: | A dialógica entre a Cartografia no ensino básico e o sistema de informação geográfica nos pleitos territoriais |
Authors: | CASTROGIOVANNI, A. C. ABREU E SILVA, Paulo Roberto Florência de |
Keywords: | Cartografia; Educação Cartográfica; Geografia - Território |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Editora Letra 1 |
Citation: | CASTROGIOVANNI, A.C.; ABREU E SILVA, Paulo Roberto Florência de. A dialógica entre a Cartografia no ensino básico e o sistema de informação geográfica nos pleitos territoriais. In.: CASTROGIOVANNI, A. C.; TONINI, I. M.; KAERCHER, N. A.; COSTELLA, R. Z. (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia: oscilações. Porto Alegre: Editora Letra1, 2016, p. 143-156 |
Abstract: | O texto apresenta a importância do ensino da Educação Cartográfica nas escolas, num processo de formação cartográfica, bem como da tecnologia do SIG, nas disputas territoriais e nas construções cartográficas. Sabe-se que a discussão do conceito de território, tem sido objeto de intensos debates para geógrafos e cientistas sociais. Raffestin (2009) entende que o território não poderia ser nada mais que o produto dos atores sociais e que são esses atores que produzem o território, partindo da realidade inicial dada, que é o espaço. Neste sentido, se o território se relaciona ao poder, a cartografia por si só, representa uma ferramenta de manutenção deste poder. Assim constata-se a importância que tem o conhecimento cartográfico adquirido nas escolas, pois os alunos, sujeitos sociais, poderão analisar/diagnosticar erros e posicionarem-se em projetos que tenha como foco as disputas territoriais. |
Description: | Todas as notas de rodapé estão no final do texto |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58909 |
Appears in Collections: | Capítulos de Livros - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CASTROGIOVANNI. A dialógica entre a cartografia. p. 143-156.pdf Restricted Access | 147,38 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.