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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58645

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Title: Instrumento de avaliação da qualidade da atenção à saúde bucal na primeira infância : desenvolvimento e validação
Authors: PAZOS, Carolina Thaiza Costa
Keywords: Avaliação em saúde; Indicadores de qualidade em assistência à saúde; Garantia da qualidade dos cuidados de saúde
Issue Date: 7-Jun-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: PAZOS, Carolina Thaiza Costa. Instrumento de avaliação da qualidade da atenção à saúde bucal na primeira infância: desenvolvimento e validação. 2024. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: As crianças com até cinco anos de idade ainda apresentam alta prevalência de cárie dentária e baixa utilização do serviço odontológico, o que provoca consequências que classificam essa doença como problema sanitário para essa população. Como medida para mudar essa situação, pode-se lançar mão da avaliação dos serviços de atenção primária, preferencialmente com ferramentas bem constituídas e validadas. Nesse contexto, o presente estudo objetiva construir instrumentos de avaliação da qualidade da atenção à saúde bucal de crianças com idade entre zero e cinco anos, um sob a perspectiva dos seus responsáveis e outro sob a perspectiva dos profissionais médicos, dentistas e enfermeiros, bem como validar este último. Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos sequencial quali-quanti, composta pela sequência metodológica: revisão de literatura; definição de atributos; elaboração do modelo teórico-lógico e da matriz de indicadores, fundamentada nas teorias de Donabedian e Starfield; validação do conteúdo do modelo teórico-lógico e da matriz de indicadores pela técnica de consenso do grupo nominal adaptado; elaboração dos itens das escalas; e validações, mediante as testagens das propriedades psicométricas do instrumento para os profissionais. Participaram da técnica de consenso doze especialistas de formações e capacitações distintas, e obteve-se a definição final de 34 indicadores distribuídos em seis dimensões. Os indicadores deram origem às 57 perguntas da primeira versão do instrumento para os profissionais — Qualidade do Serviço de Saúde Bucal Infantil – Profissionais (QSSBI-P) — e às 47 perguntas para os responsáveis das crianças — Qualidade do Serviço de Saúde Bucal Infantil – Usuários (QSSBI-U) —, os quais também têm variáveis sociodemográficas e respostas em escala Likert. A fase de validação do QSSBI-P teve como participantes 60 profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde do munícipio de Vitória de Santo Antão, no estado de Pernambuco. Quanto à distribuição da frequência entre os itens das dimensões, a maior parte dos profissionais relatou: atender diariamente crianças com até cinco anos de idade (71,7%); sempre considerar as condições sociais e hábitos para determinar seu acompanhamento às crianças (75,0%); classificar de maneira muito determinante a saúde bucal (78,3%); e sempre registrar em prontuários os atendimentos (96,7%). A variação do escore pelas opções de resposta da amostra foi de 56 (melhor) a 141 (pior), com média de 94,37 pontos (DP = 18,98; IC 95% = 89,46-99,27) e mediana de 93,0. Após as análises de consistência interna para validação, nove perguntas foram eliminadas e os parâmetros analíticos aumentados: Alpha de Cronbach = 0,895; ICC = 0,895; IC 95% = 0,853- 0,930; p < 0,01; média da escala = 78,25; e DP = 17,91, o que originou a segunda versão do instrumento. Em todas as análises, foi utilizado o nível de significância de 5%. Assim, o QSSBI- P se sobressai como um instrumento válido de avaliação, possibilitando uma abordagem sistemática e integrada no atendimento à saúde infantil nas unidades de saúde. Além disso, seu uso pode padronizar os processos de avaliação e monitoramento, promovendo melhor qualidade dos serviços de saúde fornecidos durante a primeira infância.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58645
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Saúde da Criança e do Adolescente

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