Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58526

Share on

Title: Os sentidos simbólicos, estéticos, imagéticos e os saberes presentes no fazer de mulheres rezadeiras/ benzedeiras de Caruaru-PE e Quipapá-PE.
Authors: SANTOS, Tadeu Rodrigo Couto dos
Keywords: Mulher; Curandeiras; Oração; Cultura popular
Issue Date: 16-Oct-2024
Citation: SANTOS, Tadeu Rodrigo Couto dos. Os sentidos simbólicos, estéticos, imagéticos e os saberes presentes no fazer de mulheres rezadeiras/ benzedeiras de Caruaru-PE e Quipapá-PE. 2024. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Design, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: As benzedeiras compõem o rico imaginário da cura popular em Pernambuco, resistindo junto de suas práticas através do tempo, a processos e perseguições coloniais instituídas desde a formação do Brasil, que visam desvalidar e apagar tais práticas, pois fogem de uma lógica cartesiana determinista. Assim através da fenomenologia, história oral de vida e teoria do imaginário de Gilbert Durand, objetivamos compreender as principais significações epistêmicas, simbólicas, estéticas e imagéticas presentes nos fazeres de duas benzedeiras, uma de Caruaru-PE e outra de Quipapá-PE. Percebendo que através de seus serviços elas acolhem e amparam a comunidade, ressaltando os imaginários e símbolos de povos ancestrais europeus, africanos e indígenas. Compreendendo através de suas tradições o resgate, preservação e transmissão desses conhecimentos populares e orais que evocam valores como o respeito, cuidado, sensibilidade e atenção com o próximo em prol da cura de suas comunidades.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58526
Appears in Collections:(CAA-ND): TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Tadeu_Couto.pdf450,54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons