Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58420
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SCHABBACH, Virgínia Maria | - |
dc.contributor.author | LIMA, Lara Ribeiro Mano de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-01T13:47:32Z | - |
dc.date.available | 2024-11-01T13:47:32Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-25 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-25 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Lara Ribeiro Mano de. POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO BREGA-FUNK NO TEATRO A PARTIR DE CRUZAMENTOS ENTRE PAULO FREIRE E AUGUSTO BOAL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Teatro/Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58420 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga possibilidades pedagógicas do brega-funk no teatro a partir de cruzamentos entre Paulo Freire e Augusto Boal. Como foco de análise, a Oficina Teatral: O brega-funk e o teatro político na contemporaneidade, realizada com alunos da Escola Municipal de Artes João Pernambuco. O estudo apresenta um breve panorama sobre a Pedagogia de Paulo Freire (1968; 1996); o Teatro do Oprimido de Augusto Boal (1974); o movimento do brega-funk e do afrofunk (MACHADO, 2020; SILVA, 2019). Como resultados, este estudo mostra a importância desta expressão artística, tão popular no contexto territorial pernambucano, como potencializadora de uma prática formativa em teatro a partir das especificidades corporais que a caracterizam e das reflexões críticas que o contexto territorial e político sobre o qual ela emerge suscita. | pt_BR |
dc.format.extent | 53p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Augusto Boal | pt_BR |
dc.subject | Brega-funk | pt_BR |
dc.title | POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO BREGA-FUNK NO TEATRO A PARTIR DE CRUZAMENTOS ENTRE PAULO FREIRE E AUGUSTO BOAL | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3353463139373481 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8874256664670797 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work investigates pedagogical possibilities of brega-funk in theater based on crosses between Paulo Freire and Augusto Boal. The objective of the analysis, Oficina Teatral: O brega-funk and political theater in contemporary times, carried out with students from the Escola Municipal de Artes João Pernambuco. The study presents an overview of Paulo Freire's Pedagogy (1968; 1996); the Theater of the Oppressed by Augusto Boal (1974); the brega-funk and afrofunk movements (MACHADO, 2020; SILVA, 2019). As a result, this study corroborates the importance of this artistic expression, so popular in the territorial context of Pernambuco, as an enabler of a training practice in theater based on the bodily specificities that characterize it and the critical reflections that the territorial and political context on which it emerges. raises. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAC- Curso de Teatro- Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Teatro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- LARA RIBEIRO MANO DE LIMA.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons