Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58420

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSCHABBACH, Virgínia Maria-
dc.contributor.authorLIMA, Lara Ribeiro Mano de-
dc.date.accessioned2024-11-01T13:47:32Z-
dc.date.available2024-11-01T13:47:32Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.date.submitted2024-09-25-
dc.identifier.citationLIMA, Lara Ribeiro Mano de. POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO BREGA-FUNK NO TEATRO A PARTIR DE CRUZAMENTOS ENTRE PAULO FREIRE E AUGUSTO BOAL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Teatro/Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58420-
dc.description.abstractEste trabalho investiga possibilidades pedagógicas do brega-funk no teatro a partir de cruzamentos entre Paulo Freire e Augusto Boal. Como foco de análise, a Oficina Teatral: O brega-funk e o teatro político na contemporaneidade, realizada com alunos da Escola Municipal de Artes João Pernambuco. O estudo apresenta um breve panorama sobre a Pedagogia de Paulo Freire (1968; 1996); o Teatro do Oprimido de Augusto Boal (1974); o movimento do brega-funk e do afrofunk (MACHADO, 2020; SILVA, 2019). Como resultados, este estudo mostra a importância desta expressão artística, tão popular no contexto territorial pernambucano, como potencializadora de uma prática formativa em teatro a partir das especificidades corporais que a caracterizam e das reflexões críticas que o contexto territorial e político sobre o qual ela emerge suscita.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectAugusto Boalpt_BR
dc.subjectBrega-funkpt_BR
dc.titlePOSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO BREGA-FUNK NO TEATRO A PARTIR DE CRUZAMENTOS ENTRE PAULO FREIRE E AUGUSTO BOALpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3353463139373481pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8874256664670797pt_BR
dc.description.abstractxThis work investigates pedagogical possibilities of brega-funk in theater based on crosses between Paulo Freire and Augusto Boal. The objective of the analysis, Oficina Teatral: O brega-funk and political theater in contemporary times, carried out with students from the Escola Municipal de Artes João Pernambuco. The study presents an overview of Paulo Freire's Pedagogy (1968; 1996); the Theater of the Oppressed by Augusto Boal (1974); the brega-funk and afrofunk movements (MACHADO, 2020; SILVA, 2019). As a result, this study corroborates the importance of this artistic expression, so popular in the territorial context of Pernambuco, as an enabler of a training practice in theater based on the bodily specificities that characterize it and the critical reflections that the territorial and political context on which it emerges. raises.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduationCAC- Curso de Teatro- Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- LARA RIBEIRO MANO DE LIMA.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons