Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58420
Compartilhe esta página
Título: | POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO BREGA-FUNK NO TEATRO A PARTIR DE CRUZAMENTOS ENTRE PAULO FREIRE E AUGUSTO BOAL |
Autor(es): | LIMA, Lara Ribeiro Mano de |
Palavras-chave: | Teatro; Pedagogia; Paulo Freire; Augusto Boal; Brega-funk |
Data do documento: | 25-Set-2023 |
Citação: | LIMA, Lara Ribeiro Mano de. POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO BREGA-FUNK NO TEATRO A PARTIR DE CRUZAMENTOS ENTRE PAULO FREIRE E AUGUSTO BOAL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Teatro/Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este trabalho investiga possibilidades pedagógicas do brega-funk no teatro a partir de cruzamentos entre Paulo Freire e Augusto Boal. Como foco de análise, a Oficina Teatral: O brega-funk e o teatro político na contemporaneidade, realizada com alunos da Escola Municipal de Artes João Pernambuco. O estudo apresenta um breve panorama sobre a Pedagogia de Paulo Freire (1968; 1996); o Teatro do Oprimido de Augusto Boal (1974); o movimento do brega-funk e do afrofunk (MACHADO, 2020; SILVA, 2019). Como resultados, este estudo mostra a importância desta expressão artística, tão popular no contexto territorial pernambucano, como potencializadora de uma prática formativa em teatro a partir das especificidades corporais que a caracterizam e das reflexões críticas que o contexto territorial e político sobre o qual ela emerge suscita. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58420 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Teatro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- LARA RIBEIRO MANO DE LIMA.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons