Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58420

Compartilhe esta página

Título: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO BREGA-FUNK NO TEATRO A PARTIR DE CRUZAMENTOS ENTRE PAULO FREIRE E AUGUSTO BOAL
Autor(es): LIMA, Lara Ribeiro Mano de
Palavras-chave: Teatro; Pedagogia; Paulo Freire; Augusto Boal; Brega-funk
Data do documento: 25-Set-2023
Citação: LIMA, Lara Ribeiro Mano de. POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO BREGA-FUNK NO TEATRO A PARTIR DE CRUZAMENTOS ENTRE PAULO FREIRE E AUGUSTO BOAL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Teatro/Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho investiga possibilidades pedagógicas do brega-funk no teatro a partir de cruzamentos entre Paulo Freire e Augusto Boal. Como foco de análise, a Oficina Teatral: O brega-funk e o teatro político na contemporaneidade, realizada com alunos da Escola Municipal de Artes João Pernambuco. O estudo apresenta um breve panorama sobre a Pedagogia de Paulo Freire (1968; 1996); o Teatro do Oprimido de Augusto Boal (1974); o movimento do brega-funk e do afrofunk (MACHADO, 2020; SILVA, 2019). Como resultados, este estudo mostra a importância desta expressão artística, tão popular no contexto territorial pernambucano, como potencializadora de uma prática formativa em teatro a partir das especificidades corporais que a caracterizam e das reflexões críticas que o contexto territorial e político sobre o qual ela emerge suscita.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58420
Aparece nas coleções:(TCC) - Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- LARA RIBEIRO MANO DE LIMA.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons