Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58316

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Elanna Beatriz Americo-
dc.contributor.authorLUNA, Rafael Bezerra da Silva-
dc.date.accessioned2024-10-29T15:11:03Z-
dc.date.available2024-10-29T15:11:03Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.date.submitted2024-10-24-
dc.identifier.citationLUNA, Rafael Bezerra da Silva. Usabilidade em e-commerce: uma análise no aplicativo da Dafiti. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58316-
dc.description.abstractO comércio eletrônico via dispositivos móveis desempenha um papel importante na sociedade, gerando praticidade na compra de produtos e serviços. No entanto, é necessário cautela na disposição das informações e da própria estrutura dos aplicativos de e-commerce para garantir uma experiência satisfatória ao usuário. Nesta perspectiva, esta pesquisa objetiva analisar a usabilidade do aplicativo da Dafiti. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa, que adota o método de estudo de caso e aplica a avaliação das heurísticas de Nielsen e testes de usabilidade com usuários. Quanto aos resultados, foi possível identificar problemas como filtros de busca imprecisos, dificuldade de acesso ao atendimento ao cliente e limitações no controle e liberdade do usuário, assim como na flexibilidade de uso do aplicativo. Além disso, também foi observado por meio da aplicação do questionário System Usability Scale (SUS) que a percepção dos usuários reforça alguns dos problemas referidos, e o resultado geral evidencia que o nível de usabilidade ainda não é totalmente satisfatório. Portanto, destaca-se que, ainda na atualidade, é relevante otimizar a usabilidade de aplicativos a fim de melhorar a experiência dos usuários em compras online e, por consequência, aumentar a satisfação e retenção de clientes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectAplicativopt_BR
dc.subjectAvaliação Heurísticapt_BR
dc.subjectSystem Usability Scalept_BR
dc.titleUsabilidade em e-commerce: uma análise no aplicativo da Dafitipt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6041711892913871pt_BR
dc.description.abstractxMobile e-commerce plays an important role in society, providing convenience in purchasing products and services. However, caution is necessary regarding the organization of information and the structure of e-commerce apps to ensure a satisfactory user experience. From this perspective, this research aims to analyze the usability of Dafiti's mobile app. This is a descriptive research with both qualitative and quantitative approaches, adopting the case study method and applying Nielsen's heuristics evaluation along with usability testing with users. The results revealed problems such as imprecise search filters, difficulty in accessing customer service, and limitations in user control and freedom, as well as in the flexibility of using the application. Furthermore, through the application of the System Usability Scale (SUS) questionnaire, it was observed that user perceptions reinforced some of the reported issues, and the overall result shows that the usability level is still not fully satisfactory. Therefore, it is important to optimize the usability of mobile applications in order to improve the user experience when shopping online and, consequently, increase customer satisfaction and retention.pt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rafael Bezerra da Silva Luna.pdf2,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons