Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58307

Compartilhe esta página

Título: NeuroNode: A Visual Programming Tool to aid in neuroscience research and teaching
Autor(es): TEMPORAL, Alexandre Marotti da Fonseca
Palavras-chave: Programação visual; python; react; flask; neuroengenharia; monografias
Data do documento: 23-Ago-2024
Citação: TEMPORAL, Alexandre Marotti da Fonseca. NeuroNode: A Visual Programming Tool to aid in neuroscience research and teaching. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso(Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Com o crescimento da quantidade de dados neuronais ao longo dos anos, aumentou também a demanda por ferramentas especializadas que possam auxiliar na interpretação desses dados. Em resposta a essa demanda crescente, novas linguagens de programação que propunham tornar mais fácil o processo de análise de dados e diminuir a labuta dese processo também surgiram e se tornaram populares, como python e R, que oferecem uma ampla gama de bibliotecas e ferramentas para análise estatística e visualização de dados. Porém, apesar da disponibilidade dessas ferramentas, ainda existem diversos pesquisadores de campos fora da computação que ainda enfrentam desafios, tendo em vista que muitos deles não possuem conhecimento em programação, ou possuem um conhecimento muito raso, o que pode limitar a sua capacidade de processar essa grande quantidade de dados. Essa dificuldade não se restringe apenas aos pesquisadores, mas também é uma realidade para muitos estudantes em áreas como medicina, ou engenharia biomédica que se encontram na mesma situação. Para enfrentar esse desafio e facilitar o trabalho desses pesquisadores, esta produção se propõe a criar uma ferramenta de programação visual para auxiliar pesquisadores e alunos das áreas de biologia, medicina e engenharia médica que não possuem conhecimento de programação a realizarem suas pesquisas de maneira mais simples, ou para facilitar o ensino por parte dos professores, para iniciar alunos no mundo da análise de dados neuronais sem que seja necessário conhecimento prévio de programação. Assim, reduzindo a barreira para a pesquisa científica e aprimorando o ensino nas disciplinas relacionadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58307
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Alexandre Marotti da Fonseca Temporal.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons