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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58307

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Breno Alexandro Ferreira de-
dc.contributor.authorTEMPORAL, Alexandre Marotti da Fonseca-
dc.date.accessioned2024-10-29T12:04:57Z-
dc.date.available2024-10-29T12:04:57Z-
dc.date.issued2024-08-23-
dc.date.submitted2024-09-05-
dc.identifier.citationTEMPORAL, Alexandre Marotti da Fonseca. NeuroNode: A Visual Programming Tool to aid in neuroscience research and teaching. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso(Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58307-
dc.description.abstractCom o crescimento da quantidade de dados neuronais ao longo dos anos, aumentou também a demanda por ferramentas especializadas que possam auxiliar na interpretação desses dados. Em resposta a essa demanda crescente, novas linguagens de programação que propunham tornar mais fácil o processo de análise de dados e diminuir a labuta dese processo também surgiram e se tornaram populares, como python e R, que oferecem uma ampla gama de bibliotecas e ferramentas para análise estatística e visualização de dados. Porém, apesar da disponibilidade dessas ferramentas, ainda existem diversos pesquisadores de campos fora da computação que ainda enfrentam desafios, tendo em vista que muitos deles não possuem conhecimento em programação, ou possuem um conhecimento muito raso, o que pode limitar a sua capacidade de processar essa grande quantidade de dados. Essa dificuldade não se restringe apenas aos pesquisadores, mas também é uma realidade para muitos estudantes em áreas como medicina, ou engenharia biomédica que se encontram na mesma situação. Para enfrentar esse desafio e facilitar o trabalho desses pesquisadores, esta produção se propõe a criar uma ferramenta de programação visual para auxiliar pesquisadores e alunos das áreas de biologia, medicina e engenharia médica que não possuem conhecimento de programação a realizarem suas pesquisas de maneira mais simples, ou para facilitar o ensino por parte dos professores, para iniciar alunos no mundo da análise de dados neuronais sem que seja necessário conhecimento prévio de programação. Assim, reduzindo a barreira para a pesquisa científica e aprimorando o ensino nas disciplinas relacionadas.pt_BR
dc.format.extent42p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProgramação visualpt_BR
dc.subjectpythonpt_BR
dc.subjectreactpt_BR
dc.subjectflaskpt_BR
dc.subjectneuroengenhariapt_BR
dc.subjectmonografiaspt_BR
dc.titleNeuroNode: A Visual Programming Tool to aid in neuroscience research and teachingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVASCONCELOS, Nivaldo Antonio Portela de-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5213386057416108pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0311224988123909pt_BR
dc.description.abstractxAs the amount of neuronal data has grown over the years, so has the demand for specialized tools that can help interpret this data. In response to this growing demand, new programming languages that set out to make the process of data analysis easier and to reduce the burden of this process have also emerged and become popular, such as python and R, which offer a wide range of libraries and tools for statistical analysis and data visualization. However, despite the availability of these tools, there are still a number of researchers from fields outside of IT who still face challenges, given that many of them have no or very little programming knowledge, which can limit their ability to process this large amount of data. This difficulty is not only restricted to researchers, but is also a reality for many students in areas such as medicine or biomedical engineering who find themselves in the same situation. To meet this challenge and facilitate the work of these researchers, this production aims to create a visual programming tool to help researchers and students in the fields of biology, medicine and medical engineering who have no knowledge of programming to carry out their research in a simpler way, or to facilitate teaching by teachers, to initiate students into the world of neural data analysis without the need for prior knowledge of programming. Thus, reducing the barrier to scientific research and improving teaching in related disciplines.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DCC) - Departamento de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4110109220389767pt_BR
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