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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58266

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCampelo, Divanilson Rodrigo de Sousa-
dc.contributor.authorMelo, Izabella C.-
dc.date.accessioned2024-10-24T20:10:10Z-
dc.date.available2024-10-24T20:10:10Z-
dc.date.issued2024-08-08-
dc.date.submitted2024-10-18-
dc.identifier.citationMELO, Izabella C. Uma Análise de Vulnerabilidades em Compras Dentro de Apps iOS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia da Computação – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58266-
dc.description.abstractEstratégias de monetização são essenciais para a sustentabilidade e expansão de negócios baseados em apps móveis. Dentre as principais abordagens de monetização, destaca-se a compra dentro do apps (in-app purchase), que possibilita ao desenvolvedor oferecer funcionalidades premium para usuários dispostos a pagar. Com isso, nos últimos anos, a App Store se consolidou como uma mina de ouro para desenvolvedores, sendo até duas vezes mais rentável que sua maior concorrente. Mas esses valores poderiam ser ainda maiores? Nesse trabalho, realizamos uma análise acerca das implementações de compras dentro de 34 apps iOS disponíveis entre os Top Free da App Store em três categorias. Nossa análise abrangeu a identificação de potenciais vulnerabilidades e posterior teste para confirmação, o que resultou em 3 grupos de vulnerabilidades principais. Dos 34 apps analisados, 21 apps (ou 60%) continham implementações vulneráveis que nos permitiram ter acesso a pelo menos uma funcionalidade premium sem pagar por ela. Palavras-chave: compras dentro de apps, apps móveis, desenvolvimento de apps, iOS, segurança móvelpt_BR
dc.format.extent16p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectcompras dentro de appspt_BR
dc.subjectapps móveispt_BR
dc.subjectdesenvolvimento de appspt_BR
dc.subjectiOSpt_BR
dc.subjectsegurança móvelpt_BR
dc.subjectin-app purchasespt_BR
dc.subjectmobile appspt_BR
dc.subjectapp developmentpt_BR
dc.subjectmobile securitypt_BR
dc.titleUma Análise de Vulnerabilidades em Compras Dentro de Apps iOSpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3838104615556962pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9838400375894439pt_BR
dc.description.abstractxMonetization strategies are crucial for the sustainability and growth of mobile app-based businesses. Among the primary monetization approaches is the in-app purchase, which allows developers to offer premium features to users who want to pay for them. Consequently, in recent years, the App Store has become a goldmine for developers, being up to twice as profitable as its largest competitor. But could these revenues be even higher? In this study, we analyzed the in-app purchase implementations of 34 iOS apps available in the Top Free section of the App Store across three categories. Our analysis involved identifying potential vulnerabilities and subsequently testing them for confirmation, resulting in 3 main groups of vulnerabilities. Out of the 34 apps analyzed, 21 (or 60%) contained vulnerable implementations that allowed us to access at least one premium feature without paying. Keywords: in-app purchases, mobile apps, app development, iOS, mobile securitypt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DCC) - Departamento de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Engenharia da Computaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0002-3756-6502pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia da Computação

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