Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58127

Comparte esta pagina

Título : A fanfic, o folhetim e o prazer da leitura
Autor : Santana, Victoria Eloá Galdino de
Palabras clave : Fanfiction; Folhetim; Estética da Recepção; Ensino; Escrita; Literatura
Fecha de publicación : 20-sep-2024
Citación : Santana. V. E. G. A fanfic, o folhetim e o prazer da leitura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras – Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O objetivo deste trabalho é compreender as possibilidades de inserção do gênero fanfiction na sala de aula como uma continuidade — historicamente observada — do folhetim, para auxiliar no ensino de literatura romântica, com base numa análise das similaridades e diferenças entre as características que moldam a fanfic e o folhetim, — principalmente em forma e elementos textuais, como as reviravoltas, cliffhangers e flashbacks — e de que maneiras esses dois gêneros se relacionam ao longo do tempo. E, através dessa análise, refletir sobre a importância da afetividade na leitura literária e produção textual na escola por meio da inserção da fanfic na era das tecnologias da informação e comunicação. Assim, a partir do princípio de que a Literatura não deve permanecer num pedestal intocável e ser formada apenas pelo cânone regurgitado no ambiente escolar, do contrário, deve pertencer a quem a consome, a intenção é sugerir mais uma possibilidade de leitura e produção textual na escola, mais próxima do aluno, que o incentive a modelar a literatura entre suas mãos e mentes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58127
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Victoria Eloá Galdino de Santana.pdf314,83 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons