Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58127
Compartilhe esta página
Título: | A fanfic, o folhetim e o prazer da leitura |
Autor(es): | Santana, Victoria Eloá Galdino de |
Palavras-chave: | Fanfiction; Folhetim; Estética da Recepção; Ensino; Escrita; Literatura |
Data do documento: | 20-Set-2024 |
Citação: | Santana. V. E. G. A fanfic, o folhetim e o prazer da leitura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras – Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O objetivo deste trabalho é compreender as possibilidades de inserção do gênero fanfiction na sala de aula como uma continuidade — historicamente observada — do folhetim, para auxiliar no ensino de literatura romântica, com base numa análise das similaridades e diferenças entre as características que moldam a fanfic e o folhetim, — principalmente em forma e elementos textuais, como as reviravoltas, cliffhangers e flashbacks — e de que maneiras esses dois gêneros se relacionam ao longo do tempo. E, através dessa análise, refletir sobre a importância da afetividade na leitura literária e produção textual na escola por meio da inserção da fanfic na era das tecnologias da informação e comunicação. Assim, a partir do princípio de que a Literatura não deve permanecer num pedestal intocável e ser formada apenas pelo cânone regurgitado no ambiente escolar, do contrário, deve pertencer a quem a consome, a intenção é sugerir mais uma possibilidade de leitura e produção textual na escola, mais próxima do aluno, que o incentive a modelar a literatura entre suas mãos e mentes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58127 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Victoria Eloá Galdino de Santana.pdf | 314,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons