Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57952

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUSA, Paulo Roberto Câmara de-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Joab Marques do-
dc.date.accessioned2024-10-02T19:48:39Z-
dc.date.available2024-10-02T19:48:39Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.date.submitted2024-06-05-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Joab Marques do. Matemática financeira nos livros didáticos de matemática aprovados no PNLD. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Matemática). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57952-
dc.description.abstractO presente trabalho investiga de que forma os livros didáticos têm contribuído para o processo de ensino e aprendizagem da matemática financeira. Para fazer esta investigação foram escolhidos quatro livros didáticos de ensino médio de diferentes versões do PNLD que abordavam o tema de matemática financeira, como também foi elaborado previamente um questionário composto por oito questões que visavam analisar diferentes aspectos das abordagens de matemática financeira feitas pelas obras, tais como: abordagem metodológica, sequência didática, conceitos contemplados, referência a recursos didáticos etc. Na análise efetuada nos livros didáticos verificou-se que, apesar da indicação no Programa Nacional do Livro Didático, algumas obras deixaram de contemplar alguns conceitos importantes dentro do ensino da matemática financeira; além disso, foi constatado também que algumas obras continham erros e descuidos em suas abordagens.pt_BR
dc.format.extent102 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.titleMatemática financeira nos livros didáticos de matemática aprovados no PNLDpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1210805311523789pt_BR
dc.description.abstractxThe presente work investigates how textbooks have contributed to the teaching and learning process of financial mathematics. In order to carry out this investigation, four high shcool textbooks from different versions of the PNLD that addressed the theme of financial mathematics were chosen, as well as a questionnaire composed of eight questions that aimed to analyze different aspects of the approaches to financial mathematics made by the works, such as: methodological approach, didatic sequence, covered concepts, reference to didatic resources etc. In the analysis carried out in the textbooks, it was verified that, despite the indication in the National Textbook Program, some works did not contemplate some important concepts within the teaching of financial mathematics; in addition, it was also found that some works contained erros and oversights in their approaches.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemáticapt_BR
dc.degree.graduation::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Matemática (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Joab Marques do Nascimento.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons