Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57944

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRANÇA, Eduardo Melo-
dc.contributor.authorSILVA, Fernanda Barbosa da-
dc.date.accessioned2024-10-02T14:18:31Z-
dc.date.available2024-10-02T14:18:31Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.date.submitted2024-09-30-
dc.identifier.citationSILVA, Fernanda Barbosa da. O humor como dispositivo formal em Serafim Ponte Grande, de Oswald de Andrade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57944-
dc.description.abstractQue papel o humor desempenha no projeto literário de Oswald de Andrade e, mais especificamente, em seu Serafim Ponte Grande (1933)? Essa foi a pergunta que originou o seguinte trabalho, cujo objetivo é evidenciar a indispensabilidade do humor em toda a estrutura da obra em estudo e, por consequência, compreender que valor essa escolha formal exerceu dentro do movimento literário no qual Serafim se insere, o Modernismo. Este trabalho resulta de uma seleção de textos de três grandes interesses: o Modernismo, a obra e a crítica especializada sobre Oswald de Andrade e o humor. Para nos aprofundar na literatura modernista mundial e brasileira, o trabalho do historiador Peter Gay foi indispensável. Para tratar da obra de Oswald de Andrade, nos apoiamos em Antonio Candido, Haroldo de Campos, Jorge Schwartz e Pascoal Farinaccio. Por fim, para uma compreensão mais profunda da conceituação de humor na sociedade moderna, usamos os trabalhos de Verena Alberti, Sigmund Freud e Luigi Pirandello a respeito do tema. Uma análise do livro vinculada a essas teorias nos levou a localizar, em toda sua estrutura e tema, o elemento humorístico como fonte de toda a rebeldia característica da obra e do movimento modernista. O humor é, portanto, a chave que torna Serafim Ponte Grande um livro modernista e revolucionário, uma vez que, por definição, o humor permite a desordem necessária a um livro cuja proposta foi romper com valores clássicos de literatura.pt_BR
dc.format.extent48ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSerafim Ponte Grandept_BR
dc.subjectOswald de Andradept_BR
dc.subjectModernismopt_BR
dc.subjecthumorpt_BR
dc.titleO humor como dispositivo formal em "Serafim Ponte Grande", de Oswald de Andradept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3719065597266088pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1212143542139385pt_BR
dc.description.abstractxWhich role does humor perform in Oswald de Andrade’s literary project and, more specifically, in his Serafim Ponte Grande (1933)? That was the question that originated the following work, whose goal is to highlight the indispensability of humor in the whole structure of the studied material and, consequently, understand this formal choice’s value to the literary movement in which Serafim is understood to be, Modernism. This work is the result of a selection of texts from three great interests: Modernism, the work and specialized criticism about Oswald de Andrade and humor. So that we could comprehend universal and brazilian modernist literature, Peter Gay’s texts were indispensable. To make possible for us to study Oswald de Andrade 's work, we leaned on Antonio Candido, Haroldo de Campos, Jorge Schwartz and Pascoal Farinaccio. Finally, so that we could achieve a deeper comprehension of humor’s concept in modern society, we used the works of Verena Alberti, Sigmund Freud and Luigi Pirandello on the subject. The book analysis linked to those theories helped us locate, in all its structure and theme, the book’s humoristic element as the source of the typical rebellion from the book and the modernist movement. Humor is, therefore, the key which makes Serafim Ponte Grande a revolutionary example of Modernism era, since, by definition, humor allows the necessary disorder in a book meant to break with classic literature values.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0004-1460-5307pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Fernanda Barbosa da Silva.pdf380,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons