Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57944
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FRANÇA, Eduardo Melo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Fernanda Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T14:18:31Z | - |
dc.date.available | 2024-10-02T14:18:31Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Fernanda Barbosa da. O humor como dispositivo formal em Serafim Ponte Grande, de Oswald de Andrade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57944 | - |
dc.description.abstract | Que papel o humor desempenha no projeto literário de Oswald de Andrade e, mais especificamente, em seu Serafim Ponte Grande (1933)? Essa foi a pergunta que originou o seguinte trabalho, cujo objetivo é evidenciar a indispensabilidade do humor em toda a estrutura da obra em estudo e, por consequência, compreender que valor essa escolha formal exerceu dentro do movimento literário no qual Serafim se insere, o Modernismo. Este trabalho resulta de uma seleção de textos de três grandes interesses: o Modernismo, a obra e a crítica especializada sobre Oswald de Andrade e o humor. Para nos aprofundar na literatura modernista mundial e brasileira, o trabalho do historiador Peter Gay foi indispensável. Para tratar da obra de Oswald de Andrade, nos apoiamos em Antonio Candido, Haroldo de Campos, Jorge Schwartz e Pascoal Farinaccio. Por fim, para uma compreensão mais profunda da conceituação de humor na sociedade moderna, usamos os trabalhos de Verena Alberti, Sigmund Freud e Luigi Pirandello a respeito do tema. Uma análise do livro vinculada a essas teorias nos levou a localizar, em toda sua estrutura e tema, o elemento humorístico como fonte de toda a rebeldia característica da obra e do movimento modernista. O humor é, portanto, a chave que torna Serafim Ponte Grande um livro modernista e revolucionário, uma vez que, por definição, o humor permite a desordem necessária a um livro cuja proposta foi romper com valores clássicos de literatura. | pt_BR |
dc.format.extent | 48p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Serafim Ponte Grande | pt_BR |
dc.subject | Oswald de Andrade | pt_BR |
dc.subject | Modernismo | pt_BR |
dc.subject | humor | pt_BR |
dc.title | O humor como dispositivo formal em "Serafim Ponte Grande", de Oswald de Andrade | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3719065597266088 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1212143542139385 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Which role does humor perform in Oswald de Andrade’s literary project and, more specifically, in his Serafim Ponte Grande (1933)? That was the question that originated the following work, whose goal is to highlight the indispensability of humor in the whole structure of the studied material and, consequently, understand this formal choice’s value to the literary movement in which Serafim is understood to be, Modernism. This work is the result of a selection of texts from three great interests: Modernism, the work and specialized criticism about Oswald de Andrade and humor. So that we could comprehend universal and brazilian modernist literature, Peter Gay’s texts were indispensable. To make possible for us to study Oswald de Andrade 's work, we leaned on Antonio Candido, Haroldo de Campos, Jorge Schwartz and Pascoal Farinaccio. Finally, so that we could achieve a deeper comprehension of humor’s concept in modern society, we used the works of Verena Alberti, Sigmund Freud and Luigi Pirandello on the subject. The book analysis linked to those theories helped us locate, in all its structure and theme, the book’s humoristic element as the source of the typical rebellion from the book and the modernist movement. Humor is, therefore, the key which makes Serafim Ponte Grande a revolutionary example of Modernism era, since, by definition, humor allows the necessary disorder in a book meant to break with classic literature values. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0004-1460-5307 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Fernanda Barbosa da Silva.pdf | 380,36 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons