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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57642
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Título: | A filosofia da educação em Nietzsche e o paradigma da cultura Moderna |
Autor(es): | SILVA, Luan Frederico Amaral da |
Palavras-chave: | Educação; Cultura; Modernidade; Gênio; Nietzsche |
Data do documento: | 20-Mar-2024 |
Citação: | SILVA, Luan. Filosofia da educação em Nietzsche e o paradigma da cultura Moderna. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este presente trabalho, tem por objetivo geral: encontrar as teses do filósofo alemão Friedrich Nietzsche concernentes aos problemas da educação e cultura, nas obras em que trata da sua filosofia da educação. Os objetivos específicos são: descobrir se o filósofo teve um modelo de educação que usou como uma solução definitiva a estes problemas educacionais; e, não havendo um modelo cristalizado de educação, saber se existiu um fio condutor que persistiu desde o começo até o final de suas considerações educacionais. Para isso, serão utilizadas as considerações dos comentadores deste tema na filosofia de Nietzsche, comparando-as, e buscando se existem razões, para as suas hipóteses, se elas podem ou não serrem comprovadas, investigando seus pressupostos nos próprios escritos de Nietzsche, acompanhando sua trajetória filosófico-pedagógica nas transições de seu pensamento, em suas obras que competem a este tema educativo. WEBER defendeu a ideia de que houveram três momentos da filosofia da educação de Nietzsche: No primeiro o autor formulou o conceito de formação “Bildung”, para depois abandona-lo em favor de educação “Erziehung”, posteriormente superado pela noção de experimentação “Erlebnis”. Nesse sentido não haveria apenas uma tese e um modelo, mais alternadamente, muitos. CATAFESTA, por sua vez, apresenta uma tese que identificou a partir de um trecho na própria obra de Nietzsche: Humano, demasiado humano, em que o filosofo diz que a na história da cultura humana estão presentes cinco estágios de desenvolvimento, são “Os anéis de crescimento da cultura”, que correspondem a essas etapas: 1) a crença religiosa; 2) a destituição dessa crença; 3) a inclinação à metafísica; 4) a ilusão artística; 5) a investigação científica”. Segundo Catafesta: Nietzsche pensou que todas essas fases de desenvolvimento cultural da humanidade poderiam se repetir na vida de um só homem, e neste caso, Nietzsche estaria se referindo a si mesmo. Por último, citando uma nota do próprio Friedrich Nietzsche de 1884, o filósofo austríaco Erich Voegelin diz que a jornada de Nietzsche rumo a sabedoria, foi trilhada em três momentos: sendo o primeiro marcado pela obediência aos costumes, o segundo pela rebeldia e ruptura com a tradição; e o terceiro o momento, o da criação, que representa a fase madura do caminhante. Tudo apontou, ao longo do desenvolvimento do trabalho, que, embora não sejam teses idênticas, todas elas estão de alguma forma presentes no interior da filosofia da cultura de Nietzsche, resguardando as diferenças e as limitações de seus escopos. A tese de Weber é muito bem fundamentada levado em conta o todo da filosofia de Nietzsche, mas acabou por ser muito geral, deixando espaços a serem preenchidos, e detalhes a serem aprofundados. Quanto à tese de Catafesta, não foi bastante convincente em seu desfecho, pondo a ciência como última fase de desenvolvimento da cultura humana que se encerraria em Nietzsche. Por fim, a tese que Voegelin atribuiu a Nietzsche, baseando em sua nota de 1884, foi comprovadamente um fato em toda a filosofia da cultura de Nietzsche encerrando-se na obra Humano, demasiado humano (1886), pois ainda nessa obra, que é posterior a nota apresentada por Voegelin, Nietzsche deixa pistas de que ainda tem esperanças na criação de uma nova cultura. Seria Nietsche o centauro gênio da cultura? Palavras chave: Educação, cultura, modernidade, gênio, Nietzsche. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57642 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Filosofia (Bacharelado) |
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