Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57642
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NASSER, Eduardo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Luan Frederico Amaral da | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-05T17:41:40Z | - |
dc.date.available | 2024-09-05T17:41:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luan. Filosofia da educação em Nietzsche e o paradigma da cultura Moderna. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57642 | - |
dc.description.abstract | Este presente trabalho, tem por objetivo geral: encontrar as teses do filósofo alemão Friedrich Nietzsche concernentes aos problemas da educação e cultura, nas obras em que trata da sua filosofia da educação. Os objetivos específicos são: descobrir se o filósofo teve um modelo de educação que usou como uma solução definitiva a estes problemas educacionais; e, não havendo um modelo cristalizado de educação, saber se existiu um fio condutor que persistiu desde o começo até o final de suas considerações educacionais. Para isso, serão utilizadas as considerações dos comentadores deste tema na filosofia de Nietzsche, comparando-as, e buscando se existem razões, para as suas hipóteses, se elas podem ou não serrem comprovadas, investigando seus pressupostos nos próprios escritos de Nietzsche, acompanhando sua trajetória filosófico-pedagógica nas transições de seu pensamento, em suas obras que competem a este tema educativo. WEBER defendeu a ideia de que houveram três momentos da filosofia da educação de Nietzsche: No primeiro o autor formulou o conceito de formação “Bildung”, para depois abandona-lo em favor de educação “Erziehung”, posteriormente superado pela noção de experimentação “Erlebnis”. Nesse sentido não haveria apenas uma tese e um modelo, mais alternadamente, muitos. CATAFESTA, por sua vez, apresenta uma tese que identificou a partir de um trecho na própria obra de Nietzsche: Humano, demasiado humano, em que o filosofo diz que a na história da cultura humana estão presentes cinco estágios de desenvolvimento, são “Os anéis de crescimento da cultura”, que correspondem a essas etapas: 1) a crença religiosa; 2) a destituição dessa crença; 3) a inclinação à metafísica; 4) a ilusão artística; 5) a investigação científica”. Segundo Catafesta: Nietzsche pensou que todas essas fases de desenvolvimento cultural da humanidade poderiam se repetir na vida de um só homem, e neste caso, Nietzsche estaria se referindo a si mesmo. Por último, citando uma nota do próprio Friedrich Nietzsche de 1884, o filósofo austríaco Erich Voegelin diz que a jornada de Nietzsche rumo a sabedoria, foi trilhada em três momentos: sendo o primeiro marcado pela obediência aos costumes, o segundo pela rebeldia e ruptura com a tradição; e o terceiro o momento, o da criação, que representa a fase madura do caminhante. Tudo apontou, ao longo do desenvolvimento do trabalho, que, embora não sejam teses idênticas, todas elas estão de alguma forma presentes no interior da filosofia da cultura de Nietzsche, resguardando as diferenças e as limitações de seus escopos. A tese de Weber é muito bem fundamentada levado em conta o todo da filosofia de Nietzsche, mas acabou por ser muito geral, deixando espaços a serem preenchidos, e detalhes a serem aprofundados. Quanto à tese de Catafesta, não foi bastante convincente em seu desfecho, pondo a ciência como última fase de desenvolvimento da cultura humana que se encerraria em Nietzsche. Por fim, a tese que Voegelin atribuiu a Nietzsche, baseando em sua nota de 1884, foi comprovadamente um fato em toda a filosofia da cultura de Nietzsche encerrando-se na obra Humano, demasiado humano (1886), pois ainda nessa obra, que é posterior a nota apresentada por Voegelin, Nietzsche deixa pistas de que ainda tem esperanças na criação de uma nova cultura. Seria Nietsche o centauro gênio da cultura? Palavras chave: Educação, cultura, modernidade, gênio, Nietzsche. | pt_BR |
dc.format.extent | 107p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Gênio | pt_BR |
dc.subject | Nietzsche | pt_BR |
dc.title | A filosofia da educação em Nietzsche e o paradigma da cultura Moderna | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1906300464766750 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1946406168849398 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This present work has the general objective: to find the theses of the German philosopher Friedrich Nietzsche concerning the problems of education and culture, in the works in which he deals with his philosophy of education. The specific objectives are: to discover whether the philosopher had an education model that he used as a definitive solution to these educational problems; and, in the absence of a crystallized model of education, to know whether there was a guiding thread that persisted from the beginning to the end of their educational considerations. For this, the considerations of commentators on this topic in Nietzsche; philosophy will be used, comparing them, and seeking whether there are reasons for their hypotheses, whether or not they can be proven, investigating their assumptions in Nietzsche; own writings, following his philosophical-pedagogical trajectory in the transitions of his thought, in his works that compete with this educational theme. WEBER defended the idea that there were three moments in Nietzsche; philosophy of education: In the first, the author formulated the concept of training “Bildung”, and thenabandoned it in favor of “Erziehung” education, later surpassed by the notion of experimentation “Erlebnis”. In this sense, there would not be just one thesis and one model, but alternatively, many. CATAFESTA, in turn, presents a thesis that he identified from an excerpt in Nietzsche; own work: Human, too human, in which the philosopher says that in the history of human culture five stages of development are present, they are “The rings of culture growth”, which correspond to these stages: 1) religious belief; 2) the dismissal of this belief; 3) the inclination towards metaphysics; 4) artistic illusion; 5) scientific investigation”. According to Catafesta: Nietzsche thought that all these phases of humanity; cultural development could be repeated in the life of a single man, and in this case, Nietzsche would be referring to himself. Finally, citing a note from Friedrich Nietzsche himself from 1884, the Austrian philosopher Erich Voegelin says that Nietzsche; s journey towards wisdom was followed in three moments: the first being marked by obedience to customs, the second by rebellion and rupture with the tradition; and the third moment, that of creation, which represents the mature phase of the walker. Everything pointed out, throughout the development of the work, that, although they are not identical theses, they are all somehow present within Nietzsche; philosophy of culture, safeguarding the differences and limitations of their scopes. Weber; thesis is very well founded taking into account the whole of Nietzsche; philosophy, but it ended up being very general, leaving spaces to be filled, and details to be deepened. As for Catafesta; thesis, it was not quite convincing in its outcome, placing science as the last phase of development of human culture that would end with Nietzsche. Finally, the thesis that Voegelin attributed to Nietzsche, based on his 1884 note, was proven to be a fact throughout Nietzsche; philosophy of culture, ending in the work Human, Too Human (1886), because even in this work, which is After the note presented by Voegelin, Nietzsche leaves clues that he still has hopes for the creation of a new culture. Was Nietzsche the centaur genius of culture? Keywords: Education, culture, modernity, genius, Nietzsche. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Filosofia Bacharelado. | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0009-0009-6114-0326 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Filosofia (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA II. versão final.pdf 4. Luan Frederico. Com ficha catalográfica e folha de aprovação. revisado em. 16.08.2024. pdf 1. numeracao corrigida.pdf | aprovado | 882,46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
MONOGRAFIA II. versão final 3. Luan Frederico. Com ficha catalográfica e folha de aprovação. revisado em. 04.09.2024. PDF5..pdf | REVISADO | 836,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons