Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57302
Share on
Title: | “Saúde que queremos” construindo saberes, reflexões e experiências: promoção à saúde em uma comunidade rural |
Authors: | LIMA, Ana Kelly de Lira |
Keywords: | Promoção em saúde; Saúde da população rural; Qualidade de vida; Mulheres |
Issue Date: | 8-Mar-2024 |
Citation: | LIMA, Ana Kelly de Lira. "Saúde que queremos" construindo saberes, reflexões e experiências: promoção à saúde em uma comunidade rural. 2024. 28 f. TCC (Graduação em Enfermagem) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. |
Abstract: | Objetivo: Avaliar a repercussão de uma intervenção de promoção à saúde, mediada pelo Método Bambu, em um grupo de mulheres de uma comunidade rural em Pernambuco. Método: Estudo qualitativo, do tipo intervenção comunitária, com dados coletados no período de 2023 a 2024, através do Método Bambu, aplicado em sete encontros, e do instrumento sociodemográfico, analisados e representados através do Discurso do Sujeito Coletivo e da estatística descritiva com o suporte do software Epi Info. Resultados: Revelaram que as participantes, mesmo diante de alguns desafios representados nos discursos a nível do bem-estar biopsicossocial e ‘’da visibilidade local, buscaram melhorias atuando ativamente nos determinantes sociais pela promoção à saúde, sendo fortalecido o protagonismo das mesmas na construção de um território saudável na comunidade. Considerações Finais: Percebe-se o interesse, autonomia e empoderamento das mulheres para o alcance da qualidade de vida, mesmo diante da invisibilidade da comunidade para o poder público municipal. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57302 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Enfermagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Ana Kelly de Lira Lima.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License