Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57302

Share on

Title: “Saúde que queremos” construindo saberes, reflexões e experiências: promoção à saúde em uma comunidade rural
Authors: LIMA, Ana Kelly de Lira
Keywords: Promoção em saúde; Saúde da população rural; Qualidade de vida; Mulheres
Issue Date: 8-Mar-2024
Citation: LIMA, Ana Kelly de Lira. "Saúde que queremos" construindo saberes, reflexões e experiências: promoção à saúde em uma comunidade rural. 2024. 28 f. TCC (Graduação em Enfermagem) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: Objetivo: Avaliar a repercussão de uma intervenção de promoção à saúde, mediada pelo Método Bambu, em um grupo de mulheres de uma comunidade rural em Pernambuco. Método: Estudo qualitativo, do tipo intervenção comunitária, com dados coletados no período de 2023 a 2024, através do Método Bambu, aplicado em sete encontros, e do instrumento sociodemográfico, analisados e representados através do Discurso do Sujeito Coletivo e da estatística descritiva com o suporte do software Epi Info. Resultados: Revelaram que as participantes, mesmo diante de alguns desafios representados nos discursos a nível do bem-estar biopsicossocial e ‘’da visibilidade local, buscaram melhorias atuando ativamente nos determinantes sociais pela promoção à saúde, sendo fortalecido o protagonismo das mesmas na construção de um território saudável na comunidade. Considerações Finais: Percebe-se o interesse, autonomia e empoderamento das mulheres para o alcance da qualidade de vida, mesmo diante da invisibilidade da comunidade para o poder público municipal.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57302
Appears in Collections:(CAV) TCC - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Ana Kelly de Lira Lima.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons