Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57226

Compartilhe esta página

Título: Propriedades psicométricas da versão brasileira dos questionários do Canadian Assessment of Physical Literacy-2
Autor(es): GONÇALVES, Jéssica Gomes
Palavras-chave: Atividade física; Motivação; Confiança; Conhecimento; Compreensão
Data do documento: 17-Ago-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GONÇALVES, Jéssica Gomes. Propriedades psicométricas da versão brasileira dos questionários do Canadian Assessment of Physical Literacy-2. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recif,e, 2022.
Abstract: A Physical Literacy é definida como a motivação, confiança, competência física e conhecimento e compreensão da importância da atividade física ao longo da vida. O termo foi proposto pela primeira vez por Margaret Whitehead em 1993, diferenciando-se das demais temáticas sobre atividade física apresentadas na época por apresentar uma base filosófica (monismo, existencialismo e fenomenologia) incorporada a seu modelo teórico. Nas últimas décadas diversos eventos abordando a temática foram realizados, com apresentação de artigos, disseminação de novas proposições e fundação da International Physical Literacy Association. Nas últimas décadas, o conceito tem ganhado maior popularidade e maior interesse em pesquisas. Consequentemente, surgiu-se a necessidade de se desenvolver um instrumento alinhado às proposições da Physical Literacy. Nesse cenário, surge o Canadian Assessment of Physical Literacy (CAPL). Após diversas revisões, uma segunda versão do instrumento fora proposta e validada em diversos países. Atualmente, a segunda versão do instrumento, (CAPL- 2) é composta por avaliações de competência motora, conhecimento e compreensão, comportamento diário e motivação e confiança. O presente estudo tem por objetivo avaliar as propriedades psicométricas dos questionários de motivação e confiança do Canadian Assessment of Physical Literacy em crianças brasileiras. Os questionários passaram por todas as etapas necessárias à adaptação transcultural e sua versão final foi utilizada para avaliar os domínios cognitivo e afetivo da Physical Literacy em escolares residentes na cidade de Lagoa do Carro, Pernambuco. Foram utilizadas duas subamostras, uma de 523 crianças (247 meninas) e outra de 562 crianças (247 meninas) para completarem as medidas de conhecimento e compreensão e motivação e confiança respectivamente. Após a verificação das propriedades psicométricas e da relação entre os itens, pode-se concluir que a versão brasileira do Canadian Assessment of Physical Literacy é uma ferramenta adequada para a verificação dos domínios cognitivo e afetivo da Physical Literacy em crianças com idade variando entre 8 e 12,99 anos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57226
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jéssica Gomes Gonçalves.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons