Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57226

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHENRIQUE, Rafael dos Santos-
dc.contributor.authorGONÇALVES, Jéssica Gomes-
dc.date.accessioned2024-08-06T14:09:30Z-
dc.date.available2024-08-06T14:09:30Z-
dc.date.issued2022-08-17-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Jéssica Gomes. Propriedades psicométricas da versão brasileira dos questionários do Canadian Assessment of Physical Literacy-2. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recif,e, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57226-
dc.description.abstractA Physical Literacy é definida como a motivação, confiança, competência física e conhecimento e compreensão da importância da atividade física ao longo da vida. O termo foi proposto pela primeira vez por Margaret Whitehead em 1993, diferenciando-se das demais temáticas sobre atividade física apresentadas na época por apresentar uma base filosófica (monismo, existencialismo e fenomenologia) incorporada a seu modelo teórico. Nas últimas décadas diversos eventos abordando a temática foram realizados, com apresentação de artigos, disseminação de novas proposições e fundação da International Physical Literacy Association. Nas últimas décadas, o conceito tem ganhado maior popularidade e maior interesse em pesquisas. Consequentemente, surgiu-se a necessidade de se desenvolver um instrumento alinhado às proposições da Physical Literacy. Nesse cenário, surge o Canadian Assessment of Physical Literacy (CAPL). Após diversas revisões, uma segunda versão do instrumento fora proposta e validada em diversos países. Atualmente, a segunda versão do instrumento, (CAPL- 2) é composta por avaliações de competência motora, conhecimento e compreensão, comportamento diário e motivação e confiança. O presente estudo tem por objetivo avaliar as propriedades psicométricas dos questionários de motivação e confiança do Canadian Assessment of Physical Literacy em crianças brasileiras. Os questionários passaram por todas as etapas necessárias à adaptação transcultural e sua versão final foi utilizada para avaliar os domínios cognitivo e afetivo da Physical Literacy em escolares residentes na cidade de Lagoa do Carro, Pernambuco. Foram utilizadas duas subamostras, uma de 523 crianças (247 meninas) e outra de 562 crianças (247 meninas) para completarem as medidas de conhecimento e compreensão e motivação e confiança respectivamente. Após a verificação das propriedades psicométricas e da relação entre os itens, pode-se concluir que a versão brasileira do Canadian Assessment of Physical Literacy é uma ferramenta adequada para a verificação dos domínios cognitivo e afetivo da Physical Literacy em crianças com idade variando entre 8 e 12,99 anos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectConfiançapt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.titlePropriedades psicométricas da versão brasileira dos questionários do Canadian Assessment of Physical Literacy-2pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLUZ, Leonardo Gomes de Oliveira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7830009175066295pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1308420348718829pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Fisicapt_BR
dc.description.abstractxPhysical Literacy is defined as motivation, confidence, physical competence and knowledge and understanding of the importance of physical activity throughout life. The term was proposed for the first time by Margaret Whitehead in 1993, differing from other themes about physical activity presented at the time by presenting a philosophical basis (monism, existentialism and phenomenology) incorporated into its theoretical model. In recent decades, several events addressing the theme have been held, with the presentation of articles, dissemination of new propositions and the foundation of the International Physical Literacy Association. In recent decades, the concept has gained greater popularity and increased interest in research. Consequently, the need arose to develop an instrument aligned with the propositions of Physical Literacy. In this scenario, the Canadian Assessment of Physical Literacy (CAPL) appears. After several revisions, a second version of the instrument was proposed and validated in several countries. Currently, the second version of the instrument (CAPL-2) is composed of assessments of motor competence, knowledge and understanding, daily behavior and motivation and confidence. The present study aims to evaluate the psychometric properties of the motivation and confidence questionnaires of the Canadian Assessment of Physical Literacy in Brazilian children. The questionnaires went through all the steps necessary for cross-cultural adaptation and their final version was used to assess the cognitive and affective domains of Physical Literacy in schoolchildren residing in the city of Lagoa do Carro, Pernambuco. Two subsamples, one of 523 children (247 girls) and the other of 562 children (247 girls) were used to complete the measures of knowledge and understanding and motivation and confidence respectively. After verifying the psychometric properties and the relationship between the items, it can be concluded that the Brazilian version of the Canadian Assessment of Physical Literacy is an adequate tool for verifying the cognitive and affective domains of Physical Literacy in children aged between 8 and 12.99 years.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3332021248039734pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jéssica Gomes Gonçalves.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons