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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57011

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Título: Visibilidade feminina: análise e problematização da presença da poesia feminina nos livros didáticos
Autor(es): Souza, Brendha Giovana Silva de
Palavras-chave: Literatura de autoria feminina; Livro didático; Ensino de literatura
Data do documento: 5-Out-2023
Citação: SOUZA, Brendha Giovana Silva de. Visibilidade feminina: análise e problematização da presença da poesia feminina nos livros didáticos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho analisa a presença e tratamento dado aos textos poéticos de autoria feminina nos livros didáticos de ensino médio, com o propósito de averiguar as condições em que se encontra o ensino da literatura feminina, a partir do estudo dos poemas presentes nos livros. A pesquisa é voltada para a seleção, análise e problematização da forma como os poemas de mulheres são trabalhados. Os livros didáticos são o ponto de ligação do que é produzido na academia e o que vai parar nas massas, desta forma a opressão vivida diariamente pela mulher também é refletida em sala. O livro didático foi a ferramenta escolhida, por ser um material de ampla divulgação, e que vai nos levar a compreender melhor o preconceito contra a literatura feminina. O que pudemos observar é que, mesmo com o avanço da crítica literária feminista, pouco mudou em relação a escolha do que é canônico, e a falta de representatividade feminina nas escolas continua sendo um problema que deve ser revisto. Para esta pesquisa foi elaborado um referencial teórico que abrange três tópicos importantes: a contribuição das mulheres para a literatura brasileira, a importância da representação feminina na sala de aula e abordagens eficientes de poemas em sala de aula. No primeiro tópico foram utilizados os textos das autoras Nelly Coelho, Ana Steffen e Constância Duarte, no segundo, o trabalho se ampara principalmente nos sociólogos Antonio Candido e Pierre Bourdieu, já no último tópico temos a contribuição de Helder Pinheiro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57011
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

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