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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56932

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Título: LUGAR DO SABER: OS SABERES TRADICIONAIS PRATICADOS NO MERCADO PÚBLICO DE SÃO JOSÉ, RECIFE-PE
Autor(es): COSTA, Silvania da Silva
Palavras-chave: Saberes populares; Conhecimento científico; Mercado público; Agroecologia
Data do documento: 4-Out-2023
Citação: COSTA, Silvania da Silva. LUGAR DO SABER: OS SABERES TRADICIONAIS PRATICADOS NO MERCADO PÚBLICO DE SÃO JOSÉ, RECIFE-PE. 2024. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Geografia, Departamento de Ciências Geográficas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente trabalho concentra-se em estudar a relevância dos saberes tradicionais praticados no mercado público de são josé, localizado no bairro de São José na cidade de Recife – PE, e consiste em identificar quais saberes tradicionais são praticados pelos sujeitos do mercado público de São José e demonstrar que o Mercado Público de São José é um lugar do saber. A motivação para esta pesquisa se deu pela importância do tema. Do ponto de vista metodológico, adotou-se a abordagem qualitativa, permitindo um contato direto da pesquisadora com a realidade pesquisada, e foram adotados como procedimentos técnicos o levantamento de campo, bem como a entrevista. Foram realizadas entrevistas abertas com diversos sujeitos. A pesquisa teve como objetivo investigar os saberes tradicionais praticados pelos comerciantes do mercado de São José. Desse modo, abordaram-se os conceitos de saber e conhecimento, a relação entre conhecimento científico e os saberes tradicionais, identificando a compreensão dos sujeitos do mercado de São José se o mercado é um lugar do saber. Destacou-se a negação dos saberes pela ciência, mostrando a importância de considerar a diversidade de saberes. Verificou-se, então, que mesmo com uma prática de saber que tende a desaparecer, existe no Mercado de São José a prática de saberes tradicionais, que deve ser estudada, compreendida e valorizada, criando novas possibilidades de interpretar a vida, preservar a convivência harmoniosa com a natureza. Destacou-se a necessidade de um diálogo entre a pluralidade de saberes. Há escassez de estudos sobre o tema, porém percebemos um movimento diferente na Geografia com o surgimento de vários estudos sobre o tema. Palavras-chave: Saberes tradicionais. Conhecimento científico. Mercado Público. Agroecologia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56932
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Bacharelado)

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