Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56920

Comparte esta pagina

Título : AS NETAS DAS PREFEITAS QUE VOCÊS NÃO CONSEGUIRAM QUEIMAR: Gênero e desempenho educacional (2016-2020)
Autor : RODRIGUES, Alice Juliane da Costa
Palabras clave : Gênero; Políticas públicas; Educação; Município
Fecha de publicación : 9-nov-2022
Citación : Rodrigues, Alice
Resumen : A liderança de mulheres no executivo municipal traz melhora nos resultados educacionais a nível local? O presente trabalho avalia em que medida a ocupação de mulheres em cargos de prefeitas afeta o desempenho da educação nos municípios brasileiros. Esta visão se baseia em evidências que demonstram que as mulheres na política tendem a colocar uma maior prioridade no fornecimento de bens públicos do que os homens geralmente colocam. Testando a hipótese de que os municípios que tenham uma liderança feminina tenham melhores resultados educacionais em detrimento dos municípios chefiados por homens foi realizado alguns modelos com regressão com dados de painel e efeitos fixos – tendo suas variáveis controladas através do gasto (despesas pagas) com a educação. Os resultados não seguem a direção esperada, mas apresentam significância estatística, demonstrando que ter uma prefeita reduz a nota em educação básica municipal. Apesar de não se deparar com resultados favoráveis à hipótese alternativa, o presente trabalho de conclusão de curso tem sua importância na medida em que contribui para estudos sobre o efeito do gênero sobre as políticas públicas – mais especificamente sobre a agenda educacional.
Descripción : 10
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56920
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciência Política (Relações Internacionais)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Alice Juliane da Costa Rodrigues TCC.pdf169,98 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons