Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56696

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRamos, Ana Catarina Peregrino Torres-
dc.contributor.authorSilva, Eliel Martins da-
dc.date.accessioned2024-07-15T17:10:54Z-
dc.date.available2024-07-15T17:10:54Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-04-05-
dc.identifier.citationSILVA, Eliel Martins da. Educação Patrimonial e a Inserção da sociedade na preservação de sítios arqueológicos: o caso do fortim do queijo em olinda-pe. Trabalho de Conclusão de Curso (Arqueologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56696-
dc.description.abstractO presente trabalho foi elaborado a fim de se buscar uma maneira de inserir a população na elaboração de ações em Educação Patrimonial, para resolver a questão da invisibilidade do Sítio Arqueológico Forte de São Francisco, em Olinda–PE, conhecido como Fortim do Queijo, uma vez que o bem se encontra invisibilizado pela comunidade local e frequentemente é alvo de degradação e vandalismo, fato agravado por se encontrar em espaço urbano. Para tal foi necessário dar voz à comunidade local e aos turistas, públicos-alvo das consultas realizadas, utilizando entrevistas semiestruturadas como ferramenta que permitiu a coleta de informações necessárias à realização das ações pretendidas. Com os resultados obtidos, foi possível elaborar ações de forma dialógica e ativa, em uma escola próxima ao Fortim do Queijo, Escola Sigismundo Gonçalves, nas turmas de Fundamental II, local escolhido para realizar as ações. Assim, a fim de despertar nos estudantes o sentimento de pertencimento e consequentemente ajudar na preservação do sítio arqueológico em questão, foram elaboradas ações baseadas em diálogos abertos com os estudantes sobre a história e importância do forte como bem patrimonial, utilizando uma vasta pesquisa bibliográfica e imagética, visando reunir o máximo de informações acerca da trajetória do Forte durante os séculos. Ainda, como metodologia de pesquisa, foram utilizadas tecnologias inovadoras como a elaboração e impressão tridimensional e tátil, da estrutura física do Fortim, através da impressora 3D, e imersão tridimensional com o auxílio dos óculos VR (realidade virtual), com o intuito de auxiliar nesses diálogos, o que resultou numa excelente interação, propiciando uma produtiva troca de informações, fazendo com que o objetivo principal deste trabalho fosse atingido.pt_BR
dc.format.extent79pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
dc.subjectFortim do Queijopt_BR
dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO PATRIMONIAL E A INSERÇÃO DA SOCIEDADE NA PRESERVAÇÃO DE SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS: O CASO DO FORTIM DO QUEIJO EM OLINDA-PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7280999360497359pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.description.abstractxThis work was prepared in order to find a way to include the population in the development of actions in Heritage Education, to resolve the issue of the invisibility of the Forte de São Francisco Archaeological Site, in Olinda–PE, known as Fortim do Queijo, a since the property is invisible to the local community and is often the target of degradation and vandalism, a fact made worse by being located in an urban space. To this end, it was necessary to give a voice to the local community and tourists, the target audiences for the consultations carried out, using semi-structured interviews as a tool that allowed the collection of information necessary to carry out the intended actions. With the results obtained, it was possible to develop actions in a dialogical and active way, in a school close to Fortim do Queijo, Sigismundo Gonçalves School, in Elementary II classes, the place chosen to carry out the actions. Thus, in order to awaken in students a feeling of belonging and consequently help in the preservation of the archaeological site in question, actions were developed based on open dialogues with students about the history and importance of the fort as a heritage asset, using extensive bibliographical and imagery, aiming to gather as much information as possible about the Fort’s trajectory over the centuries. Furthermore, as a research methodology, innovative technologies were used, such as the elaboration and three-dimensional and tactile printing of the Fortim's physical structure, using a 3D printer, and three-dimensional immersion with the aid of VR glasses (virtual reality), with the aim of assisting in these dialogues, which resulted in an excellent interaction, providing a productive exchange of information, ensuring that the main objective of this work was achieved.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Arqueologiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DArq) - Departamento de Arqueologia pt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Arqueologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Arqueologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Eliel Martins da Silva.pdf8,6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons