Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56246

Compartilhe esta página

Título: Fatores estressores no ambiente de trabalho docente: um estudo em uma escola de cursos profissionalizantes em Santa Cruz do Capibaribe.
Autor(es): SILVA, Jessika Francielly da
Palavras-chave: Estresse; Fatores estressores; Docente
Data do documento: 20-Mar-2024
Citação: SILVA, Jéssika Francielly da. Fatores estressores no ambiente de trabalho docente : Um estudo em uma escola de cursos profissionalizantes em Santa Cruz do Capibaribe. 2024. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Experiências estressantes no espaço laboral requerem atenção da organização, por conseguinte afetam diretamente a saúde e bem-estar dos indivíduos, e também, a produtividade e os resultados da organização. O presente trabalho tem como destaque sujeitos de pesquisa a figura dos docentes de uma empresa de cursos. O objetivo foi identificar os fatores estressores mais críticos que afetam os docentes em seu ambiente de trabalho e comparar o modo que ocorrem esses fatores entre gênero. A pesquisa foi realizada com 9 docentes mediante a aplicação de questionário via Google Formulários, se tratando de um senso. Quanto a forma de abordagem é caracterizada como descritiva e quantitativa, a análise de dados foi realizada com auxílio do programa Excel. Os resultados apontam como principais fatores estressores: a ausência de perspectiva de crescimento na carreira, falta de incentivos salariais e benefícios, ambiente de trabalho com ausência de materiais adequados para as aulas, desrespeito às leis trabalhistas, dificuldade em conectar à internet para dar aulas, rotatividade de alunos. Os resultados demonstram a presença de um único estressor crítico que permeia o ambiente de trabalho, a ausência de perspectiva de crescimento na carreira e visa a necessidade de estratégias de enfrentamento, bem como medidas de intervenção advindas da gestão da empresa na busca de soluções para eliminar ou minimizar os fatores geradores que desencadeiam esse estresse e os demais que um dia podem vir a se tornarem críticos se não cuidados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56246
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2024 Jéssika Francielly da Silva.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons