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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56067
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Título: | PrevSífilis - Tecnologia educativa para prevenção da sífilis em adolescentes |
Autor(es): | SILVA, Larissa Gabrielli da SILVA, Wilton Marques da |
Palavras-chave: | IST; Sífilis; Adolescentes; Tecnologia educacional; Enfermagem |
Data do documento: | 18-Jan-2024 |
Citação: | SILVA, Larissa Gabrielli da; SILVA, Wilton Marques da. PrevSífilis - Tecnologia educativa para prevenção da sífilis em adolescentes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Introdução: As infecções sexualmente transmissíveis acometem a população mundial e são consideradas um problema de saúde pública. Dentre as ferramentas que auxiliam na promoção da saúde, estão as diversas tecnologias educacionais, que tem como principal objetivo levar a educação em saúde para diferentes grupos. Objetivo: Descrever o processo de validação do jogo de tabuleiro “PrevSífilis” Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico realizado em duas etapas: a primeira etapa consistiu no aperfeiçoamento do jogo e a segunda na validação do jogo com os juízes. A construção da tecnologia educativa Jogo de Tabuleiro “PrevSífilis” foi realizada em 2021 e o processo de aperfeiçoamento ocorreu em 2023. O jogo de tabuleiro aperfeiçoado foi apresentado a um grupo de juízes visando a sua validação. Para essa etapa de validação de conteúdo e aparência, os participantes foram juízes com experiência na área de IST/Sífilis e em construção e validação de tecnologias educacionais. Os juízes foram selecionados pela análise dos currículos disponibilizados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Resultados: O estudo teve a participação de 10 juízes, destes 8 tinham a graduação em enfermagem,1 professor de letras e 1 design. Em relação à experiência com elaboração e/ou validação de tecnologia educacional, apenas 2 juízes não possuíam experiência prévia. A avaliação e validação do jogo de tabuleiro, foi realizada pelos juízes seguindo quatro dimensões: aparência, conteúdo, linguagem e adequações dos itens. Os itens foram avaliados segundo o grau de concordância. Discussão: O jogo “PrevSífilis” foi validado pelos juízes com IVC global de 0,96 e assim como em outros estudos de validação de tecnologias o jogo de tabuleiro, foi considerado válido. Conclusão: Ao final do processo pode-se afirmar que o jogo é relevante e confiável, podendo ser utilizado com público de adolescentes, no ambiente escolar com a finalidade de disseminar o conhecimento acerca da sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis, buscando promover a prevenção e práticas sexuais saudáveis. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56067 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Enfermagem |
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