Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56067
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VASCONCELOS, Eliane Maria Ribeiro de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Larissa Gabrielli da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Wilton Marques da | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-23T17:08:11Z | - |
dc.date.available | 2024-04-23T17:08:11Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Larissa Gabrielli da; SILVA, Wilton Marques da. PrevSífilis - Tecnologia educativa para prevenção da sífilis em adolescentes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56067 | - |
dc.description.abstract | Introdução: As infecções sexualmente transmissíveis acometem a população mundial e são consideradas um problema de saúde pública. Dentre as ferramentas que auxiliam na promoção da saúde, estão as diversas tecnologias educacionais, que tem como principal objetivo levar a educação em saúde para diferentes grupos. Objetivo: Descrever o processo de validação do jogo de tabuleiro “PrevSífilis” Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico realizado em duas etapas: a primeira etapa consistiu no aperfeiçoamento do jogo e a segunda na validação do jogo com os juízes. A construção da tecnologia educativa Jogo de Tabuleiro “PrevSífilis” foi realizada em 2021 e o processo de aperfeiçoamento ocorreu em 2023. O jogo de tabuleiro aperfeiçoado foi apresentado a um grupo de juízes visando a sua validação. Para essa etapa de validação de conteúdo e aparência, os participantes foram juízes com experiência na área de IST/Sífilis e em construção e validação de tecnologias educacionais. Os juízes foram selecionados pela análise dos currículos disponibilizados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Resultados: O estudo teve a participação de 10 juízes, destes 8 tinham a graduação em enfermagem,1 professor de letras e 1 design. Em relação à experiência com elaboração e/ou validação de tecnologia educacional, apenas 2 juízes não possuíam experiência prévia. A avaliação e validação do jogo de tabuleiro, foi realizada pelos juízes seguindo quatro dimensões: aparência, conteúdo, linguagem e adequações dos itens. Os itens foram avaliados segundo o grau de concordância. Discussão: O jogo “PrevSífilis” foi validado pelos juízes com IVC global de 0,96 e assim como em outros estudos de validação de tecnologias o jogo de tabuleiro, foi considerado válido. Conclusão: Ao final do processo pode-se afirmar que o jogo é relevante e confiável, podendo ser utilizado com público de adolescentes, no ambiente escolar com a finalidade de disseminar o conhecimento acerca da sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis, buscando promover a prevenção e práticas sexuais saudáveis. | pt_BR |
dc.format.extent | 83p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | IST | pt_BR |
dc.subject | Sífilis | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.title | PrevSífilis - Tecnologia educativa para prevenção da sífilis em adolescentes | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BARBOSA, Karla Pires Moura | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2709275496660283 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5437831426963410 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1138326761013745 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction: Sexually transmitted infections affect the world population and are considered a public health problem. Among the tools that help to promote health, there are various educational technologies, which the main objective is to bring health education to different groups. Objective: To describe the validation process of the board game “PrevSíphilis” Methodology: This is a methodological study carried out in two stages: the first stage consisted of improving the game and the second in validating the game with the judges. The construction of the educational technology Board Game “PrevSíphilis” was carried out in 2021 and the improvement process took place in 2023. The improved board game was presented to a group of judges aiming for its validation. For this content and appearance validation stage, the participants were judges with experience in the area of STI/Syphilis and in the construction and validation of educational technologies. The judges were selected by analyzing the CVs available on the Lattes Platform of the National Council for Scientific and Technological Development. Results: The study had the participation of 10 judges, of which 8 had a degree in nursing, 1 was a humanities teacher and 1 was a design teacher. Regarding experience with the development and/or validation of educational technology, only 2 judges had no prior experience. The evaluation and validation of the board game was carried out by the judges following four dimensions: appearance, content, language and adequacy of the items. The items were evaluated according to the degree of agreement. Discussion: The game “PrevSíphilis” was validated by the judges with an overall CVI of 0.96 and, as in other technology validation studies, the board game was considered valid. Conclusion: At the end of the process, it can be stated that the game is relevant and reliable, and can be used with an audience of teenagers, in the school environment with the purpose of disseminating knowledge about syphilis and other sexually transmitted infections, seeking to promote prevention and healthy sexual practices. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5693560248824930 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4461-2132 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_LARISSA_E_WILTON_29_assinado_assinado_%281%29_%281%29_assinado.pdf | 12,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons