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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56008

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Título: Recurso tátil por impressão 3D para melhoria do processo de ensino-aprendizagem de mapas geográficos para pessoas com deficiência visual.
Autor(es): OLIVEIRA, Joana Laís da Silva
Palavras-chave: Deficiência visual; Impressão 3D; Artefato tátil
Data do documento: 15-Mar-2024
Citação: OLIVEIRA, Joana Laís da Silva. Recurso tátil por impressão 3D para melhoria do processo de ensino-aprendizagem de mapas geográficos para pessoas com deficiência visual. 2024. 42 p. TCC (Graduação) - Curso de Design, Núcleo de Design e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Estima-se que 3,4% da população brasileira com 2 anos ou mais enfrenta dificuldades significativas ou incapacidade total de enxergar. A visão comporta um entre os cinco sentidos na percepção espacial do ambiente, contudo, a ausência desses receptores ocasiona adaptações no cotidiano de pessoas com deficiência visual. Assim, este projeto teve como objetivo criar um artefato tátil utilizando tecnologia de impressão 3D para representar o mapa do Brasil e suas regiões. Para alcançar esse objetivo, foram adotados métodos de procedimento orientados pela metodologia do Ergonomi Design Gruppen (1997). O resultado foi a produção de sete mapas que oferecem informações táteis por meio de formas e legendas em Braille. Esses mapas foram submetidos a testes por usuários com deficiência visual, os quais demonstraram aprovação quanto à sua utilidade para compreensão e estudos geográficos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56008
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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