Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56008
Compartilhe esta página
Título: | Recurso tátil por impressão 3D para melhoria do processo de ensino-aprendizagem de mapas geográficos para pessoas com deficiência visual. |
Autor(es): | OLIVEIRA, Joana Laís da Silva |
Palavras-chave: | Deficiência visual; Impressão 3D; Artefato tátil |
Data do documento: | 15-Mar-2024 |
Citação: | OLIVEIRA, Joana Laís da Silva. Recurso tátil por impressão 3D para melhoria do processo de ensino-aprendizagem de mapas geográficos para pessoas com deficiência visual. 2024. 42 p. TCC (Graduação) - Curso de Design, Núcleo de Design e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | Estima-se que 3,4% da população brasileira com 2 anos ou mais enfrenta dificuldades significativas ou incapacidade total de enxergar. A visão comporta um entre os cinco sentidos na percepção espacial do ambiente, contudo, a ausência desses receptores ocasiona adaptações no cotidiano de pessoas com deficiência visual. Assim, este projeto teve como objetivo criar um artefato tátil utilizando tecnologia de impressão 3D para representar o mapa do Brasil e suas regiões. Para alcançar esse objetivo, foram adotados métodos de procedimento orientados pela metodologia do Ergonomi Design Gruppen (1997). O resultado foi a produção de sete mapas que oferecem informações táteis por meio de formas e legendas em Braille. Esses mapas foram submetidos a testes por usuários com deficiência visual, os quais demonstraram aprovação quanto à sua utilidade para compreensão e estudos geográficos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56008 |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Joana Laís da Silva Oliveira.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons