Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55935
Compartilhe esta página
Título: | Uma sequência didática integrando robótica educacional e filosofia da ciência no ensino médio: reflexões sobre ética, tecnologia, meio ambiente e sociedade. |
Autor(es): | CORDEIRO, Erick Lucas Correia |
Palavras-chave: | Robótica educacional; Filosofia da ciência; Sequência didática; Etica; Ensino médio |
Data do documento: | 15-Mar-2024 |
Citação: | CORDEIRO, Erick Lucas Correia. Uma sequência didática integrando robótica educacional e filosofia da ciência no ensino médio: reflexões sobre ética, tecnologia, meio ambiente e sociedade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. 2024. |
Abstract: | O presente trabalho consistiu na elaboração e aprimoramento de uma sequência didática, desenvolvida a partir das experiências vivenciadas na disciplina eletiva de Robótica Educacional em uma escola técnica estadual do estado de Pernambuco. Buscou-se nesta pesquisa, contribuir para os estudos iniciais da Robótica Educacional através do emprego interativo de metodologias didático-pedagógicas voltadas à ludicidade e com potencial filosófico, possibilitado mediante o desenvolvimento de uma abordagem lúdico-filosófica; notadamente explorando a Filosofia da Ciência, pois, para as discussões contemporâneas quanto a ética, sociedade e tecnologia na evolução exponencial da automação robótica e como, a partir disso, ela pode alterar a vida humana e, também, de todo o planeta. O método de pesquisa adotado para o estudo em questão é a pesquisa qualiquantitativa, também chamado de método misto. Quanto aos resultados decorrentes da aplicação da sequência didática, eles apontam para uma aprendizagem dinâmica, significativa e frutífera, refletindo-se, também, em um maior engajamento com respeito às temáticas sobre ética, filosofia e tecnologia trabalhadas. Somado a isso, percebe-se uma participação mais ativa dos discentes nas aulas, demonstrando uma postura crítica e reflexiva para com as discussões e indagações suscitadas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55935 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Erick Lucas Correia Cordeiro.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons